Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas

Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e...

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Autor principal: SOUSA, Marcio Barreto de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3521
Resumo:
Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e seus pais, além de lideranças sociais; foi realizada ainda análise de documentos desta escola. De forma específica os objetivos desta pesquisa foram: caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos; descrever as trajetórias socioprofissionais após a conclusão da CFR; apresentar as visões dos egressos sobre o papel da formação na CFR em suas vidas; discutir as dificuldades que os egressos enfrentam para se inserirem no meio acadêmico e profissional desejado, seja no campo/propriedades agrícolas de suas famílias, seja em outros ambientes de trabalho. Os resultados apontam para a consecução das finalidades desta escola comunitária tendo em vista o pertencimento social dos jovens egressos ao campo e suas práticas socioprodutivas. Os egressos têm assumido a gestão agrícola, bem como exercido atividades diversas como ajuda técnica aos comunitários, bem como a atuação enquanto mediadores, as quais contribuem para a reprodução social do grupo doméstico e do grupo social com características camponesas.