/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato
Este trabalho tem por objetivo entender como funciona a oferta da educação básica no município de Anapu Estado do Pará, para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano (Polo) e saber qual a importância deste para as comunidades que têm esse sistema de ensino incorporado em suas escolas do campo, refletir...
Autor principal: | SILVA, Lana Letícia Nascimento da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3519 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3519 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35192022-09-02T16:04:26Z A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato SILVA, Lana Letícia Nascimento da DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Educação do campo Nucleação Polo Educação básica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este trabalho tem por objetivo entender como funciona a oferta da educação básica no município de Anapu Estado do Pará, para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano (Polo) e saber qual a importância deste para as comunidades que têm esse sistema de ensino incorporado em suas escolas do campo, refletir acerca das dificuldades encontradas pelos educadores e demais profissionais que trabalham no Polo, pelos educandos e suas famílias, analisar o processo de ensino e aprendizagem, e pontuar as vantagens e desvantagens do mesmo, verificar os desafios e possibilidades do processo de nucleação de escolas do campo no município. Essa pesquisa se deu através de levantamentos de dados realizados durante os Tempos Comunidade, do curso de Educação do Campo, através de relatórios de estágios, uma pesquisa de campo realizada na escola Monteiro Lobato, no PDS Virola Jatobá. Para a efetivação do trabalho foi feito ainda observações na escola, entrevistas com professores, alunos, pais de alunos, líder comunitário, coordenador pedagógico e gestor das escolas do campo. A participação dos gestores, coordenadores, professores, pais, alunos e as lideranças das localidades no planejamento e organização das políticas educacionais é indispensável para que seja alcançado sucesso na educação. 2021-09-29T14:37:46Z 2021-09-29T14:37:46Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Lana Letícia Nascimento da. A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3519. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3519 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Nucleação Polo Educação básica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Educação do campo Nucleação Polo Educação básica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL SILVA, Lana Letícia Nascimento da A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato |
topic_facet |
Educação do campo Nucleação Polo Educação básica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Este trabalho tem por objetivo entender como funciona a oferta da educação básica no município de Anapu Estado do Pará, para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano (Polo) e saber qual a importância deste para as comunidades que têm esse sistema de ensino incorporado em suas escolas do campo, refletir acerca das dificuldades encontradas pelos educadores e demais profissionais que trabalham no Polo, pelos educandos e suas famílias, analisar o processo de ensino e aprendizagem, e pontuar as vantagens e desvantagens do mesmo, verificar os desafios e possibilidades do processo de nucleação de escolas do campo no município. Essa pesquisa se deu através de levantamentos de dados realizados durante os Tempos Comunidade, do curso de Educação do Campo, através de relatórios de estágios, uma pesquisa de campo realizada na escola Monteiro Lobato, no PDS Virola Jatobá. Para a efetivação do trabalho foi feito ainda observações na escola, entrevistas com professores, alunos, pais de alunos, líder comunitário, coordenador pedagógico e gestor das escolas do campo. A participação dos gestores, coordenadores, professores, pais, alunos e as lideranças das localidades no planejamento e organização das políticas educacionais é indispensável para que seja alcançado sucesso na educação. |
author_additional |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
author_additionalStr |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Lana Letícia Nascimento da |
title |
A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato |
title_short |
A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato |
title_full |
A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato |
title_fullStr |
A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato |
title_full_unstemmed |
A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato |
title_sort |
oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola monteiro lobato |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3519 |
_version_ |
1787155055431909376 |
score |
11.753735 |