Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas

Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Marcio Barreto de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3521
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3521
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35212021-09-30T03:04:00Z Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas SOUSA, Marcio Barreto de MENESES, Alcione Sousa de http://lattes.cnpq.br/0821011892711320 Alternância pedagógica Casa Familiar Rural Inserção socioprofissional de jovens CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e seus pais, além de lideranças sociais; foi realizada ainda análise de documentos desta escola. De forma específica os objetivos desta pesquisa foram: caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos; descrever as trajetórias socioprofissionais após a conclusão da CFR; apresentar as visões dos egressos sobre o papel da formação na CFR em suas vidas; discutir as dificuldades que os egressos enfrentam para se inserirem no meio acadêmico e profissional desejado, seja no campo/propriedades agrícolas de suas famílias, seja em outros ambientes de trabalho. Os resultados apontam para a consecução das finalidades desta escola comunitária tendo em vista o pertencimento social dos jovens egressos ao campo e suas práticas socioprodutivas. Os egressos têm assumido a gestão agrícola, bem como exercido atividades diversas como ajuda técnica aos comunitários, bem como a atuação enquanto mediadores, as quais contribuem para a reprodução social do grupo doméstico e do grupo social com características camponesas. 2021-09-29T15:00:25Z 2021-09-29T15:00:25Z 2019-07-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Marcio Barreto de. Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas. Orientadora: Alcione Sousa de Meneses. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3521. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3521 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alternância pedagógica
Casa Familiar Rural
Inserção socioprofissional de jovens
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Alternância pedagógica
Casa Familiar Rural
Inserção socioprofissional de jovens
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SOUSA, Marcio Barreto de
Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
topic_facet Alternância pedagógica
Casa Familiar Rural
Inserção socioprofissional de jovens
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e seus pais, além de lideranças sociais; foi realizada ainda análise de documentos desta escola. De forma específica os objetivos desta pesquisa foram: caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos; descrever as trajetórias socioprofissionais após a conclusão da CFR; apresentar as visões dos egressos sobre o papel da formação na CFR em suas vidas; discutir as dificuldades que os egressos enfrentam para se inserirem no meio acadêmico e profissional desejado, seja no campo/propriedades agrícolas de suas famílias, seja em outros ambientes de trabalho. Os resultados apontam para a consecução das finalidades desta escola comunitária tendo em vista o pertencimento social dos jovens egressos ao campo e suas práticas socioprodutivas. Os egressos têm assumido a gestão agrícola, bem como exercido atividades diversas como ajuda técnica aos comunitários, bem como a atuação enquanto mediadores, as quais contribuem para a reprodução social do grupo doméstico e do grupo social com características camponesas.
author_additional MENESES, Alcione Sousa de
author_additionalStr MENESES, Alcione Sousa de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Marcio Barreto de
title Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
title_short Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
title_full Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
title_fullStr Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
title_full_unstemmed Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
title_sort trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária casa familiar rural de placas
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3521
_version_ 1787155055723413504
score 11.675088