Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará

O presente Relato de experiências aborda sobre Reflexões acerca da participação dos familiares na educação de crianças no Ensino Fundamental da escola MEC SEDUC Km 221 B, localizada na área rural do município de Placas. Essa pesquisa é fruto de experiências vivenciadas, na escola MEC SEDUC km 221 B...

ver descrição completa

Autor principal: CAMPOS, Ana Paula Pereira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3536
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3536
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35362022-09-01T16:34:41Z Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará CAMPOS, Ana Paula Pereira DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Família Educação Estágio Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O presente Relato de experiências aborda sobre Reflexões acerca da participação dos familiares na educação de crianças no Ensino Fundamental da escola MEC SEDUC Km 221 B, localizada na área rural do município de Placas. Essa pesquisa é fruto de experiências vivenciadas, na escola MEC SEDUC km 221 B no Travessão do Arrependido. Constatei a falta de participação dos familiares na vida de seus filhos. Dessa forma a realização deste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica que discute a presente temática também foi realizado uma pesquisa de campo a partir das observações da participação das famílias na escola, e aplicação de questionário a comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivos de pesquisa: Refletir a relevância da família na escola e no processo de aprendizagem no cotidiano dos alunos, identificar quais as estratégias que a escola utiliza para atrair a família para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos das series iniciais e analisar a importância da família na aprendizagem das crianças. Assim verificamos nos resultados da pesquisa que é de suma importância os pais acompanharem o aprendizado dos filhos, no entanto é a escola a principal responsável pelo ensino e aprendizagem, sendo assim família e escola são indispensáveis parceiros que contribuem de forma significativa para formação do aluno. Este trabalho foi relevante e contribuiu para minha formação acadêmica, como também permitiu compreender melhor como vem sendo a participação da família na escola. A escola e a família precisam estabelecer uma relação de parceria, a família deve ter espaço para orientar e construir juntamente com a escola cidadãos plenos para viver em sociedade. A família do campo por muitas vezes deixa passar despercebido a sua presença no ambiente escolar de seus filhos, isso acaba desmotivando- o e dificultando cada vez mais o seu aprendizado. O acompanhamento da família deve ocorrer também fora da escola ajudando eles em suas tarefas extraclasses. A escola também deve envolver a família para o ambiente escolar pois a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favorecem o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe. 2021-10-06T13:05:24Z 2021-10-06T13:05:24Z 2019-08-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAMPOS, Ana Paula Pereira. Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3536. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3536 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Família
Educação
Estágio
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Família
Educação
Estágio
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
CAMPOS, Ana Paula Pereira
Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
topic_facet Família
Educação
Estágio
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description O presente Relato de experiências aborda sobre Reflexões acerca da participação dos familiares na educação de crianças no Ensino Fundamental da escola MEC SEDUC Km 221 B, localizada na área rural do município de Placas. Essa pesquisa é fruto de experiências vivenciadas, na escola MEC SEDUC km 221 B no Travessão do Arrependido. Constatei a falta de participação dos familiares na vida de seus filhos. Dessa forma a realização deste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica que discute a presente temática também foi realizado uma pesquisa de campo a partir das observações da participação das famílias na escola, e aplicação de questionário a comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivos de pesquisa: Refletir a relevância da família na escola e no processo de aprendizagem no cotidiano dos alunos, identificar quais as estratégias que a escola utiliza para atrair a família para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos das series iniciais e analisar a importância da família na aprendizagem das crianças. Assim verificamos nos resultados da pesquisa que é de suma importância os pais acompanharem o aprendizado dos filhos, no entanto é a escola a principal responsável pelo ensino e aprendizagem, sendo assim família e escola são indispensáveis parceiros que contribuem de forma significativa para formação do aluno. Este trabalho foi relevante e contribuiu para minha formação acadêmica, como também permitiu compreender melhor como vem sendo a participação da família na escola. A escola e a família precisam estabelecer uma relação de parceria, a família deve ter espaço para orientar e construir juntamente com a escola cidadãos plenos para viver em sociedade. A família do campo por muitas vezes deixa passar despercebido a sua presença no ambiente escolar de seus filhos, isso acaba desmotivando- o e dificultando cada vez mais o seu aprendizado. O acompanhamento da família deve ocorrer também fora da escola ajudando eles em suas tarefas extraclasses. A escola também deve envolver a família para o ambiente escolar pois a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favorecem o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe.
author_additional DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
author_additionalStr DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CAMPOS, Ana Paula Pereira
title Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
title_short Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
title_full Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
title_fullStr Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
title_full_unstemmed Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
title_sort reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no ensino fundamental: um estudo na escola mec seduc km 221 b, em placas-pará
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3536
_version_ 1787155058063835136
score 11.675088