Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos

The present research aimed to analyze the teaching methodologies of dance developed in my daily activities as a teacher of classical ballet with children of 2 and 3 years old - pre baby group of the School of Dance Art in Movements. It was a qualitative study focused on the autobiographical resea...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3575
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3575
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35752022-04-07T15:40:01Z Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos Pre baby: the playful as an inductor in the teaching of dance to 2 and 3 year olds FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo ANDRADE, Simei Santos http://lattes.cnpq.br/5187077983046014 Dança - Estudo e ensino Dança na educação Educação lúdica Dança para crianças Professores de dança - Prática de ensino Dance - Study and Teaching Dance in education Ludic education Dance for children Dance Teachers - Teaching Practice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The present research aimed to analyze the teaching methodologies of dance developed in my daily activities as a teacher of classical ballet with children of 2 and 3 years old - pre baby group of the School of Dance Art in Movements. It was a qualitative study focused on the autobiographical research, having as an analysis instrument the lesson plans for the first semester of 2019. The results of the study showed that the dance provides the extension of the physical, psychological, motor and even language aspects of child. The dance classes when developed having the games, toys and games as a methodological resource can contribute to an affective memory of dancing teachers and students. A pesquisa que ora apresento teve como objetivo analisar as metodologias de ensino da dança desenvolvidas em minhas atividades diárias como professora de ballet clássico com crianças de 2 e 3 anos – turma de pré baby da Escola de Dança Arte em Movimentos. Foi um estudo qualitativa com foco na pesquisa autobiográfica, tendo como instrumento de análise os planos de aula relativo ao primeiro semestre o ano de 2019. Os resultados do estudo mostraram que a dança proporciona o alargamento dos aspectos físicos, psicológicos, motores e até da linguagem da criança. As aulas de dança quando desenvolvidas por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras como um recurso metodológico contribui para uma memória afetiva dançante de professores e alunos. 2021-10-13T21:27:22Z 2021-10-13T21:27:22Z 2019-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo. Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos. Orientadora: Simei Santos Andrade . 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3575. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3575 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Educação lúdica
Dança para crianças
Professores de dança - Prática de ensino
Dance - Study and Teaching
Dance in education
Ludic education
Dance for children
Dance Teachers - Teaching Practice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Educação lúdica
Dança para crianças
Professores de dança - Prática de ensino
Dance - Study and Teaching
Dance in education
Ludic education
Dance for children
Dance Teachers - Teaching Practice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo
Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
topic_facet Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Educação lúdica
Dança para crianças
Professores de dança - Prática de ensino
Dance - Study and Teaching
Dance in education
Ludic education
Dance for children
Dance Teachers - Teaching Practice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description The present research aimed to analyze the teaching methodologies of dance developed in my daily activities as a teacher of classical ballet with children of 2 and 3 years old - pre baby group of the School of Dance Art in Movements. It was a qualitative study focused on the autobiographical research, having as an analysis instrument the lesson plans for the first semester of 2019. The results of the study showed that the dance provides the extension of the physical, psychological, motor and even language aspects of child. The dance classes when developed having the games, toys and games as a methodological resource can contribute to an affective memory of dancing teachers and students.
author_additional ANDRADE, Simei Santos
author_additionalStr ANDRADE, Simei Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo
title Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
title_short Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
title_full Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
title_fullStr Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
title_full_unstemmed Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
title_sort pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3575
_version_ 1787154917594497024
score 11.753735