Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA

“Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na es...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Raquel Storch da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3601
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36012021-10-15T03:04:00Z Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA SILVA, Raquel Storch da GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0924023357753741 Formação de professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO “Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função. 2021-10-14T15:42:13Z 2021-10-14T15:42:13Z 2019-06-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Raquel Storch da. Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA. Orientador: Felipe Bittioli Rodrigues Gomes. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação de professores
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação de professores
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Raquel Storch da
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
topic_facet Formação de professores
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description “Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função.
author_additional GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues
author_additionalStr GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Raquel Storch da
title Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
title_short Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
title_full Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
title_fullStr Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
title_full_unstemmed Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
title_sort avaliação do quadro de professores na área de ciências da natureza para o ensino fundamental maior em uma escola pública do município de anapu-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601
_version_ 1787155061886943232
score 11.753735