/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
“Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na es...
Autor principal: | SILVA, Raquel Storch da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3601 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36012021-10-15T03:04:00Z Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA SILVA, Raquel Storch da GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0924023357753741 Formação de professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO “Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função. 2021-10-14T15:42:13Z 2021-10-14T15:42:13Z 2019-06-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Raquel Storch da. Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA. Orientador: Felipe Bittioli Rodrigues Gomes. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Formação de professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Formação de professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Raquel Storch da Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA |
topic_facet |
Formação de professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
“Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função. |
author_additional |
GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues |
author_additionalStr |
GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Raquel Storch da |
title |
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA |
title_short |
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA |
title_full |
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA |
title_fullStr |
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA |
title_full_unstemmed |
Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA |
title_sort |
avaliação do quadro de professores na área de ciências da natureza para o ensino fundamental maior em uma escola pública do município de anapu-pa |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601 |
_version_ |
1787155061886943232 |
score |
11.753735 |