Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA

Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public s...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3663
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36632021-11-06T03:03:59Z Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 https://orcid.org/ 0000-0003-2148-510X Família Escola Leitura Family School Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public school in Altamira-Pará-Brazil. It is an empirical study, with a qualitative approach, carried out with one teacher, and four mothers / students dyads. The instrument used was a semi-structured questionnaire with 5 questions. The results showed that two mothers participated effectively in the schooling process, and the children had a satisfactory income, while the two mothers who did not participate, the children had a learning deficit and were disapproved. The conclusion was that family participation in school and the family / school relationship influence children's learning. The more satisfactory family participation in the school, the lower the learning difficulties of the children. A participação familiar no processo de escolarização é fator contributivo à aprendizagem. Considerando a relevância dessa temática, o objetivo desse estudo foi entender como a relação família/escola pode influenciar o processo de aprendizagem na leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-Pará-Brasil. É um estudo empírico, de abordagem qualitativa, realizado com uma professora, e quatro díades mães/alunos. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com 5 questões. Os resultados mostraram que duas mães entrevistadas participam efetivamente no processo de escolarização, e os filhos tem rendimento satisfatório, enquanto as duas mães que não participaram, os filhos apresentaram déficit de aprendizagem e foram reprovados. A conclusão foi que a participação familiar na escola e a relação família/escola influencia na aprendizagem das crianças. Quanto mais satisfatória for a participação familiar na escola, menores as dificuldades de aprendizagem das crianças. 2021-11-05T18:11:47Z 2021-11-05T18:11:47Z 2018-06-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira. Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Família
Escola
Leitura
Family
School
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Família
Escola
Leitura
Family
School
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
topic_facet Família
Escola
Leitura
Family
School
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public school in Altamira-Pará-Brazil. It is an empirical study, with a qualitative approach, carried out with one teacher, and four mothers / students dyads. The instrument used was a semi-structured questionnaire with 5 questions. The results showed that two mothers participated effectively in the schooling process, and the children had a satisfactory income, while the two mothers who did not participate, the children had a learning deficit and were disapproved. The conclusion was that family participation in school and the family / school relationship influence children's learning. The more satisfactory family participation in the school, the lower the learning difficulties of the children.
author_additional SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
author_additionalStr SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira
title Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
title_short Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
title_full Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
title_fullStr Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
title_full_unstemmed Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
title_sort relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de altamira-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663
_version_ 1787155079932936192
score 11.753735