/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public s...
Autor principal: | LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3663 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36632021-11-06T03:03:59Z Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 https://orcid.org/ 0000-0003-2148-510X Família Escola Leitura Family School Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public school in Altamira-Pará-Brazil. It is an empirical study, with a qualitative approach, carried out with one teacher, and four mothers / students dyads. The instrument used was a semi-structured questionnaire with 5 questions. The results showed that two mothers participated effectively in the schooling process, and the children had a satisfactory income, while the two mothers who did not participate, the children had a learning deficit and were disapproved. The conclusion was that family participation in school and the family / school relationship influence children's learning. The more satisfactory family participation in the school, the lower the learning difficulties of the children. A participação familiar no processo de escolarização é fator contributivo à aprendizagem. Considerando a relevância dessa temática, o objetivo desse estudo foi entender como a relação família/escola pode influenciar o processo de aprendizagem na leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-Pará-Brasil. É um estudo empírico, de abordagem qualitativa, realizado com uma professora, e quatro díades mães/alunos. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com 5 questões. Os resultados mostraram que duas mães entrevistadas participam efetivamente no processo de escolarização, e os filhos tem rendimento satisfatório, enquanto as duas mães que não participaram, os filhos apresentaram déficit de aprendizagem e foram reprovados. A conclusão foi que a participação familiar na escola e a relação família/escola influencia na aprendizagem das crianças. Quanto mais satisfatória for a participação familiar na escola, menores as dificuldades de aprendizagem das crianças. 2021-11-05T18:11:47Z 2021-11-05T18:11:47Z 2018-06-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira. Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Família Escola Leitura Family School Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Família Escola Leitura Family School Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA |
topic_facet |
Família Escola Leitura Family School Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Family participation in the schooling process contributes to learning. Considering the relevance of this theme, the purpose of this study was to understand how the family / school relationship can influence the learning process in reading children from the 2nd year of elementary school in a public school in Altamira-Pará-Brazil. It is an empirical study, with a qualitative approach, carried out with one teacher, and four mothers / students dyads. The instrument used was a semi-structured questionnaire with 5 questions. The results showed that two mothers participated effectively in the schooling process, and the children had a satisfactory income, while the two mothers who did not participate, the children had a learning deficit and were disapproved. The conclusion was that family participation in school and the family / school relationship influence children's learning. The more satisfactory family participation in the school, the lower the learning difficulties of the children. |
author_additional |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
author_additionalStr |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira |
title |
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA |
title_short |
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA |
title_full |
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA |
title_fullStr |
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA |
title_full_unstemmed |
Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA |
title_sort |
relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de altamira-pa |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3663 |
_version_ |
1787155079932936192 |
score |
11.753735 |