/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu
This monograph aims to identify the contributions of a playful tool, where it can provide subsidies/reinforcements for the learning of biology teaching. This being responsible for building and understanding the knowledge of teachers and students about their daily lives. the research began in the III...
Autor principal: | LIMA, Myrian Aguiar |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3665 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3665 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36652021-11-11T03:03:58Z Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu LIMA, Myrian Aguiar GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0924023357753741 Lúdico Genética Contextualização Playfulness Genetics Contextualization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This monograph aims to identify the contributions of a playful tool, where it can provide subsidies/reinforcements for the learning of biology teaching. This being responsible for building and understanding the knowledge of teachers and students about their daily lives. the research began in the III supervised internship offered by the Licentiate Course in Rural Education, with emphasis on natural sciences, at the Federal University of Pará (UFPA), at the Dorothy Stang Rural Family House Community School – Anapu- Pará, with a class of the 3rd year of high school integrated with the agricultural technician course. The methodology used to carry out the internship was divided into two stages: observation of the biology teacher and conducting, where the problem of studying genetics through play arose. During the internship, it was noticed that the teacher works her subject in a contextualized way, where she is concerned with student learning, always trying to teach the contents with some connection with reality and in an interdisciplinary way. While for the development and application of the playful activity that complements some basic concepts of genetics, it aimed to establish relationships between scientific, popular knowledge and playfulness, an activity known as Mr. and Mrs Potato, inspired by the characters in the movie Toy Story. At the end, the progress of the genetic content by the students was observed, because through the playful activity they managed to relate scientific terms with our physical characteristics. Esta monografia visa identificar as contribuições de uma ferramenta lúdica, onde a mesma pode proporcionar subsídios/ reforços para a aprendizagem do ensino de biologia. Sendo essa responsável pela construção e compreensão dos conhecimentos de professor e aluno sobre seus cotidianos. a pesquisa foi iniciada no III estágio supervisionado ofertado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo ênfase em ciências da natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Escola Comunitária Casa familiar Rural Dorothy Stang – Anapu- Pará, com uma turma do 3º ano do ensino médio integrado com o curso de técnico em agropecuária. A metodologia utilizada para a realização do estágio foi dividida em dois momentos: observação da professora de biologia e regência, onde surgiu-se a problemática de estudar genética por meio do lúdico. Durante o estágio foi percebido que a professora trabalha sua disciplina de forma contextualizada, onde a mesma possui uma preocupação com o aprendizado do aluno, procurando sempre ensinar os conteúdos com alguma conexão com a realidade e de forma interdisciplinar. Já enquanto a elaboração e aplicação da atividade lúdica complementar de alguns conceitos básicos de genética, a mesma visou estabelecer relações entre o conhecimento científico, popular e a ludicidade, atividade essa conhecida como Senhor e Senhora Batata, inspirado nos personagens do filme Toy Story. Ao final observou se o progresso do conteúdo de genética pelos estudantes, pois através da atividade lúdica conseguiram relacionar termos científicos com nossas características físicas. 2021-11-10T13:57:28Z 2021-11-10T13:57:28Z 2021-09-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Myrian Aguiar. Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu. Orientador: Felipe Bittioli Rodrigues Gomes. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3665. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3665 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Lúdico Genética Contextualização Playfulness Genetics Contextualization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Lúdico Genética Contextualização Playfulness Genetics Contextualization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LIMA, Myrian Aguiar Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu |
topic_facet |
Lúdico Genética Contextualização Playfulness Genetics Contextualization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This monograph aims to identify the contributions of a playful tool, where it can provide subsidies/reinforcements for the learning of biology teaching. This being responsible for building and understanding the knowledge of teachers and students about their daily lives. the research began in the III supervised internship offered by the Licentiate Course in Rural Education, with emphasis on natural sciences, at the Federal University of Pará (UFPA), at the Dorothy Stang Rural Family House Community School – Anapu- Pará, with a class of the 3rd year of high school integrated with the agricultural technician course. The methodology used to carry out the internship was divided into two stages: observation of the biology teacher and conducting, where the problem of studying genetics through play arose. During the internship, it was noticed that the teacher works her subject in a contextualized way, where she is concerned with student learning, always trying to teach the contents with some connection with reality and in an interdisciplinary way. While for the development and application of the playful activity that complements some basic concepts of genetics, it aimed to establish relationships between scientific, popular knowledge and playfulness, an activity known as Mr. and Mrs Potato, inspired by the characters in the movie Toy Story. At the end, the progress of the genetic content by the students was observed, because through the playful activity they managed to relate scientific terms with our physical characteristics. |
author_additional |
GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues |
author_additionalStr |
GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIMA, Myrian Aguiar |
title |
Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu |
title_short |
Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu |
title_full |
Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu |
title_fullStr |
Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu |
title_sort |
relato de experiência: “sr. e sra. batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o ensino médio na eccfr de anapu |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3665 |
_version_ |
1787155080694202368 |
score |
11.753896 |