Artigo

Desafio docente na complementação do currículo escolar em uma turma multiano (8° e 9°) ano

O presente trabalho visa discutir o desafio do trabalho docente na complementação do currículo escolar em uma escola do campo, tendo como base seus aspectos teóricos e práticos na relação que se estabelece a complementação da prática pedagógica para dentro da sala de aula no processo do ensinar-apre...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Suziane Pereira de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3679
Resumo:
O presente trabalho visa discutir o desafio do trabalho docente na complementação do currículo escolar em uma escola do campo, tendo como base seus aspectos teóricos e práticos na relação que se estabelece a complementação da prática pedagógica para dentro da sala de aula no processo do ensinar-aprender. O ponto principal a ser tratado nesse estudo são as contribuições que os docentes realizam para complementar o currículo escolar em turma multiano nas escolas rurais, no município de Pacajá estado do Pará. Em seguida, discute como os currículos tem se materializado nas escolas do campo e como estas concebem a prática pedagógica, discutindo suas relações e suas implicações. Por fim, apresenta discussões sobre as características das classes multiano enfocando os limites e possibilidades do exercício profissional neste contexto.