/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar
This Course Conclusion Paper, in its proposal, has as its theme: Playfulness in Early Childhood Education: Contributions of the toy as a resource in pre-school learning, which seeks to highlight the toy as to its scientificity and which can greatly contribute to the development learning for children...
Autor principal: | ALMADA, Damiana Gonçalves de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3711 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37112022-01-04T16:06:23Z A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar ALMADA, Damiana Gonçalves de LOBATO, Vívian da Silva http://lattes.cnpq.br/8153247121237657 Brinquedo Educação infantil Prática pedagógica Toy Child education Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR This Course Conclusion Paper, in its proposal, has as its theme: Playfulness in Early Childhood Education: Contributions of the toy as a resource in pre-school learning, which seeks to highlight the toy as to its scientificity and which can greatly contribute to the development learning for children aged 4 to 6 years, globally. Such research is of a bibliographic nature, bringing the focus of authors, a reference in the field of Early Childhood Education to discuss toy education and its contributions to teaching within early childhood schools, specifically preschool. In the general objective of this work, we prepare to analyze the scientific status attributed to the toy for the learning of preschool children, highlighting the main studies of the theorists who discuss it. The methodological procedures are based mainly on authors such as: Marta Kohl de Oliveira (1997), Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), and Maria Cristina Rau (2011). However, it is concluded that the toy despite all theoretical importance, in practice has not yet achieved such importance. It appears that the importance of toys can only be recognized if teachers invest in their training, giving up “guessing” and paradigmatic visions in relation to this resource that is part of the children's universe. O presente Trabalho de Conclusão de Curso em sua proposta, traz como tema: A ludicidade na Educação Infantil: Contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar, que busca evidenciar o brinquedo quanto a sua cientificidade e que muito pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado da criança de 4 a 6 anos, de forma global. Tal pesquisa, é de cunho bibliográfico, trazendo o enfoque de autores, referência no campo da Educação Infantil para assim discutirem a relevância do brinquedo e suas contribuições para o aprendizado dentro das escolas de educação infantil, especificamente a pré-escola. No objetivo geral deste trabalho, procurou-se analisar o status científico atribuído ao brinquedo para o aprendizado de crianças pré-escolares, destacando os principais estudos dos teóricos que o discutem. Os procedimentos metodológicos se assentam, principalmente, em autores como: Marta Kohl de Oliveira (1997) Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), e Maria Cristina Rau (2011). Porém, conclui-se que o brinquedo apesar de toda importância teórica, na prática ainda não conquistou tal importância. Depreende-se que tal a importância do brinquedo, só poderá ser reconhecida se os professores investirem em sua formação, abdicando de “achismos” e visões paradigmáticas em relação a este recurso que faz parte do universo infantil. 2021-12-30T19:55:45Z 2021-12-30T19:55:45Z 2021-02-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMADA, Damiana Gonçalves de. A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar. Orientadora: Vivian da Silva Lobato. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Brinquedo Educação infantil Prática pedagógica Toy Child education Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Brinquedo Educação infantil Prática pedagógica Toy Child education Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR ALMADA, Damiana Gonçalves de A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
topic_facet |
Brinquedo Educação infantil Prática pedagógica Toy Child education Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
This Course Conclusion Paper, in its proposal, has as its theme: Playfulness in Early Childhood Education: Contributions of the toy as a resource in pre-school learning, which seeks to highlight the toy as to its scientificity and which can greatly contribute to the development learning for children aged 4 to 6 years, globally. Such research is of a bibliographic nature, bringing the focus of authors, a reference in the field of Early Childhood Education to discuss toy education and its contributions to teaching within early childhood schools, specifically preschool. In the general objective of this work, we prepare to analyze the scientific status attributed to the toy for the learning of preschool children, highlighting the main studies of the theorists who discuss it. The methodological procedures are based mainly on authors such as: Marta Kohl de Oliveira (1997), Brougère (2001), Kishimoto (2001), Walter Benjamim (1984), and Maria Cristina Rau (2011). However, it is concluded that the toy despite all theoretical importance, in practice has not yet achieved such importance. It appears that the importance of toys can only be recognized if teachers invest in their training, giving up “guessing” and paradigmatic visions in relation to this resource that is part of the children's universe. |
author_additional |
LOBATO, Vívian da Silva |
author_additionalStr |
LOBATO, Vívian da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALMADA, Damiana Gonçalves de |
title |
A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
title_short |
A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
title_full |
A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
title_fullStr |
A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
title_sort |
ludicidade na educação infantil: contribuições do brinquedo como recurso na aprendizagem pré-escolar |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3711 |
_version_ |
1787155071653380096 |
score |
11.753735 |