Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história

The present work is a documental study about the Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA, discussing sustainability and the formation of the environmental conscience present in the history curriculum component. The objective is to reflect on the notion of sustainability present in...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3721
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3721
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37212022-01-05T03:04:25Z Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas http://lattes.cnpq.br/0569883383932063 Sustentabilidade Política curricular Consciência ambiental Documento Curricular do Município de Abaetetuba (DCMA) Componente curricular história Sustainability Curriculum policy Environmental awareness Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba (DCMA) History Curriculum component CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work is a documental study about the Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA, discussing sustainability and the formation of the environmental conscience present in the history curriculum component. The objective is to reflect on the notion of sustainability present in the curriculum component History of the Curriculum Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA and analyze whether the selected knowledge contributes to the formation of environmental awareness in elementary school. As a theoretical guideline for the construction of this work, authors who deal with themes adjacent to what was explained were used, such as Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). As a result, we were able to identify and infer that: 1 - the content on the sustainability of the DCMA History curriculum component for elementary education is limited because there is only one content to be worked on from the 1st to the 5th year, 2 - this content on sustainability does not seem to be enough for real awareness of the environment, 3 - the training project needs to focus on school experiences that involve school knowledge, aiming at sustainability and environmental awareness, to protect society and the environment. O presente trabalho trata de um estudo documental sobre o Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA, discutindo sobre sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história. Como objetivo temos a refletir sobre a noção de sustentabilidade presente no componente curricular História do Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA e analisar se os conhecimentos selecionados contribuem para a formação da consciência ambiental no ensino fundamental. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitado, como: Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). Como resultados, pudemos identificar e inferir que: 1 - o conteúdo sobre sustentabilidade do componente curricular História do DCMA destinado ao ensino fundamental, é limitado pois há um único conteúdo a ser trabalhado do 1o ao 5o ano, 2 - esse conteúdo sobre sustentatibilidade não parece ser suficiente para a real conscientização sobre o meio ambiente, 3 - o projeto formativo precisa tomar como centro as experiências escolares que envolvem o conhecimento escolar, visando a sustentabilidade e a consciência ambiental, de modo a resguardar a sociedade e o meio ambiente. 2022-01-04T15:05:00Z 2022-01-04T15:05:00Z 2021-06-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos. Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3721. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3721 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Sustentabilidade
Política curricular
Consciência ambiental
Documento Curricular do Município de Abaetetuba (DCMA)
Componente curricular história
Sustainability
Curriculum policy
Environmental awareness
Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba (DCMA)
History
Curriculum component
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Sustentabilidade
Política curricular
Consciência ambiental
Documento Curricular do Município de Abaetetuba (DCMA)
Componente curricular história
Sustainability
Curriculum policy
Environmental awareness
Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba (DCMA)
History
Curriculum component
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos
Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
topic_facet Sustentabilidade
Política curricular
Consciência ambiental
Documento Curricular do Município de Abaetetuba (DCMA)
Componente curricular história
Sustainability
Curriculum policy
Environmental awareness
Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba (DCMA)
History
Curriculum component
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work is a documental study about the Curricular Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA, discussing sustainability and the formation of the environmental conscience present in the history curriculum component. The objective is to reflect on the notion of sustainability present in the curriculum component History of the Curriculum Document of the Municipality of Abaetetuba/DCMA and analyze whether the selected knowledge contributes to the formation of environmental awareness in elementary school. As a theoretical guideline for the construction of this work, authors who deal with themes adjacent to what was explained were used, such as Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). As a result, we were able to identify and infer that: 1 - the content on the sustainability of the DCMA History curriculum component for elementary education is limited because there is only one content to be worked on from the 1st to the 5th year, 2 - this content on sustainability does not seem to be enough for real awareness of the environment, 3 - the training project needs to focus on school experiences that involve school knowledge, aiming at sustainability and environmental awareness, to protect society and the environment.
author_additional RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
author_additionalStr RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos
title Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
title_short Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
title_full Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
title_fullStr Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
title_full_unstemmed Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
title_sort documento curricular do município de abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3721
_version_ 1787155072787939328
score 11.753735