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Dissertação
Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil
Esta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à h...
Autor principal: | Morais, Jhully Gomes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2688653798996503, https://orcid.org/0000-0002-4057-6974 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10201 |
Resumo: |
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Esta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à história regional e local em livros didáticos utilizados nas escolas públicas do Amazonas, com um foco específico em Humaitá e avaliar os possíveis impactos dessa ausência na consciência sócio-histórico-cultural dos estudantes da educação básica na região em estudo. Os objetivos específicos: (I) Identificar a caracterização de elementos do currículo relacionados à história regional e local presentes nos livros didáticos utilizados em duas escolas públicas de Humaitá, Amazonas; (II) Documentar representações e perspectivas dos professores em relação ao currículo de História Local e Regional no ensino escolar da educação básica, especialmente nas escolas públicas da região de pesquisa; e (III) Contribuir com informações cientificamente fundamentadas que favoreçam reflexão crítica sobre a importância da representação precisa da história milenar local e regional no processo de ampliação das capacidades e potencialidades naturais, culturais, sociais e cognitivas dos estudantes. A metodologia da pesquisa observou procedimentos éticos vigentes, com abordagem epistemológica histórico-cultural, triangulada com a metaepistemologia de contextos, conforme Lara-Vargas (2023). Para coleta de dados de cunho transversal, recorremos a fontes documentais, virtuais e de campo. A coleta inicial de dados documentais envolveu a análise de duas coleções didáticas, "História, Sociedade & Cidadania" e "Historiar", utilizadas nas escolas alvo entre 2020 e 2023. Também foram consultados os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional de Educação e Referencial Curricular Amazonense. As escolas foram escolhidas considerando critérios de diversidade e representatividade. Adicionalmente, um questionário via Google Forms foi respondido por n=26 professores, com perguntas que abordaram aspectos sociodemográficos, profissionais e acadêmicos, bem como percepções e experiências dos educadores em relação à história local e regional. Com base na análise de dados, identificamos a fragilidade da presença de conteúdos relevantes sobre a história local e regional nos livros didáticos utilizados no ensino na região estudada. Isso ressalta a importância de uma representação precisa da história local e regional no fortalecimento das capacidades e potencialidade próprias dos estudantes, especialmente em uma região como a Amazônia, onde a narrativa histórica está intrinsecamente ligada à relação dos povos indígenas com a terra e a natureza. Essa pesquisa busca contribuir para uma educação escolar inclusiva, relevante e enriquecedora, considerando também os direitos naturais dos povos indígenas sobre o espaço geográfico habitado há milênios cuja memória e história entendemos que seja importante que conste dos componentes curriculares da educação escolar no contexto amazônico e do Brasil. |