Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita

The main objective of this work is to discover the main problems that lead to the learning difficulties in reading and writing, of students of the first year of elementary school I, of the EMEF "Pedro Luiz de Camargo". In order to achieve this objective, a bibliographical research was carried out, w...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Antônia Pereira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3809
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3809
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38092022-02-08T03:05:21Z As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita SOUSA, Antônia Pereira de BARROS, Maria das Graças Santos http://lattes.cnpq.br/3211626204646124 Ensino-aprendizagem Leitura Escrita Dificuldades de aprendizagem Teaching-learning Reading Written Learning difficulties CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The main objective of this work is to discover the main problems that lead to the learning difficulties in reading and writing, of students of the first year of elementary school I, of the EMEF "Pedro Luiz de Camargo". In order to achieve this objective, a bibliographical research was carried out, which will be presented in the theoretical basis, on the ideas of several authors who approached this thematic, aiming at the understanding of fundamental questions about the Learning and discussing the possible causes that lead to learning difficulties and consequently to school failure. Thus, the theoretical basis of this work is based mainly on the works of authors such as: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia and Martins (1997), Santos and Mendonça (2007) and Soares (2004). Soon after, a field survey was carried out, of a qualitative character, having as an instrument of data collection, an interview with two teachers and with the school counselor, field of research. The results revealed that many students of the first year of the school "Pedro Luiz de Camargo" have learning difficulties, mainly in terms of the acquisition of reading, writing and simple mathematical operations such as adding and diminishing, and that these Difficulties may be related to several factors, such as examples, the absence of family accompaniment, the pedagogical proposal of the school, the lack of teacher training, family problems, the cognitive deficits of the child itself, Among others, and it is of paramount importance to investigate these problems that directly affect the learning of students in order to combat them, aiming at the good performance of the child, before the process teaching-learning. Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem. 2022-02-07T18:14:58Z 2022-02-07T18:14:58Z 2018-03-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Antônia Pereira de. As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita. Orientadora: Maria das Graças Santos Barros. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3809. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3809 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino-aprendizagem
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Teaching-learning
Reading
Written
Learning difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino-aprendizagem
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Teaching-learning
Reading
Written
Learning difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SOUSA, Antônia Pereira de
As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
topic_facet Ensino-aprendizagem
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Teaching-learning
Reading
Written
Learning difficulties
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The main objective of this work is to discover the main problems that lead to the learning difficulties in reading and writing, of students of the first year of elementary school I, of the EMEF "Pedro Luiz de Camargo". In order to achieve this objective, a bibliographical research was carried out, which will be presented in the theoretical basis, on the ideas of several authors who approached this thematic, aiming at the understanding of fundamental questions about the Learning and discussing the possible causes that lead to learning difficulties and consequently to school failure. Thus, the theoretical basis of this work is based mainly on the works of authors such as: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia and Martins (1997), Santos and Mendonça (2007) and Soares (2004). Soon after, a field survey was carried out, of a qualitative character, having as an instrument of data collection, an interview with two teachers and with the school counselor, field of research. The results revealed that many students of the first year of the school "Pedro Luiz de Camargo" have learning difficulties, mainly in terms of the acquisition of reading, writing and simple mathematical operations such as adding and diminishing, and that these Difficulties may be related to several factors, such as examples, the absence of family accompaniment, the pedagogical proposal of the school, the lack of teacher training, family problems, the cognitive deficits of the child itself, Among others, and it is of paramount importance to investigate these problems that directly affect the learning of students in order to combat them, aiming at the good performance of the child, before the process teaching-learning.
author_additional BARROS, Maria das Graças Santos
author_additionalStr BARROS, Maria das Graças Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Antônia Pereira de
title As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
title_short As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
title_full As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
title_sort as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental i, relacionadas à leitura e escrita
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3809
_version_ 1787155101780017152
score 11.753735