Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O Brincar na educação infantil inclusiva

Esse trabalho de cunho bibliográfico tem o objetivo de refletir sobre o brincar na educação infantil inclusiva tendo como foco o público-alvo da Educação Especial (PAEE). As brincadeiras são atividades naturais das crianças. Infância e brincadeira estão intrinsicamente inter-relacionados. Pesquisas...

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Autor principal: MONTEIRO JUNIOR, Celso Luiz dos Reis
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3827
Resumo:
Esse trabalho de cunho bibliográfico tem o objetivo de refletir sobre o brincar na educação infantil inclusiva tendo como foco o público-alvo da Educação Especial (PAEE). As brincadeiras são atividades naturais das crianças. Infância e brincadeira estão intrinsicamente inter-relacionados. Pesquisas realizadas sugerem que a criança percebe o mundo através do brincar. O lúdico na infância possibilita a criança construir sua identidade, autonomia e estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo. A educação infantil inclusiva, é a primeira etapa da Educação básica. Documentos oficiais asseguram o brincar como um direito da criança e deve ser exercido em diferentes espaços, inclusive nos espaços da creche e pré-escola . A Educação Especial Inclusiva a educação infantil focaliza alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Na perspectiva da Educação Especial o brincar auxilia as crianças PAEE na construção de habilidades cognitiva, linguísticas, motoras e sócio- emocional.