Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência

This article seeks to report the experiences of monitoring in higher education in the discipline Special Inclusive Education, highlighting the role of the monitor in the education of the pedagogy student and their contributions to future teaching. The work was structured in two phases: in the first,...

ver descrição completa

Autor principal: LINS, Gesiely Milena da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3838
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3838
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38382022-02-17T03:05:39Z A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência LINS, Gesiely Milena da Silva SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Monitoria Formação docente Educação especial inclusiva Monitoring Training Special Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article seeks to report the experiences of monitoring in higher education in the discipline Special Inclusive Education, highlighting the role of the monitor in the education of the pedagogy student and their contributions to future teaching. The work was structured in two phases: in the first, a bibliographic survey, material records, study sessions; in addition to planning actions in the classrocm. In the second phase, pedagogical practices were carried out in the context of the classroom, such as assisting the teacher in dialogued expository classes, accompanying students in their work, contributing to the elaboration of didactic resources, among others. It is concluded that the Monitoring Project in higher education helps the initial teacher training, considering that it allows the preparation for teaching, expands the construction of knowledge and the skills of the studentmonitor. As well as contributed to the formation of the student in the construction of her professional identity and her future teaching practice. O presente artigo busca relatar as experiências de monitoria no ensino superior na disciplina Educação Especial Inclusiva, destacando o papel do monitor na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a futura docência. O trabalho se estruturou em duas fases: na primeira foi realizado levantamento bibliográfico, fichamento de materiais, sessões de estudo; além do planejamento das ações em sala de aula. Na segunda fase foram executadas as práticas pedagógicas no contexto da sala de aula, como por exemplo: auxiliar o professor nas aulas expositivas dialogadas, acompanhar os alunos nos trabalhos, contribuir na elaboração dos recursos didáticos, entres outros. Conclui-se que o Projeto de Monitoria no ensino superior auxilia a formação inicial docente, considerando que permite o preparo para a docência, amplia a construção de conhecimentos e as habilidades do estudante-monitor. Bem como contribuiu para a formação da aluna na construção de sua identidade profissional e a sua futura prática docente. 2022-02-16T20:21:25Z 2022-02-16T20:21:25Z 2021-02-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LINS, Gesiely Milena da Silva. A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3838. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3838 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Monitoria
Formação docente
Educação especial inclusiva
Monitoring
Training
Special Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Monitoria
Formação docente
Educação especial inclusiva
Monitoring
Training
Special Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINS, Gesiely Milena da Silva
A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
topic_facet Monitoria
Formação docente
Educação especial inclusiva
Monitoring
Training
Special Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article seeks to report the experiences of monitoring in higher education in the discipline Special Inclusive Education, highlighting the role of the monitor in the education of the pedagogy student and their contributions to future teaching. The work was structured in two phases: in the first, a bibliographic survey, material records, study sessions; in addition to planning actions in the classrocm. In the second phase, pedagogical practices were carried out in the context of the classroom, such as assisting the teacher in dialogued expository classes, accompanying students in their work, contributing to the elaboration of didactic resources, among others. It is concluded that the Monitoring Project in higher education helps the initial teacher training, considering that it allows the preparation for teaching, expands the construction of knowledge and the skills of the studentmonitor. As well as contributed to the formation of the student in the construction of her professional identity and her future teaching practice.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LINS, Gesiely Milena da Silva
title A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
title_short A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
title_full A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
title_fullStr A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
title_full_unstemmed A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
title_sort monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3838
_version_ 1787155107432890368
score 11.753896