Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Narrativas autobiográficas: um olhar de gênero, sexualidade e heteronormatividade na escola

Esse trabalho decorre de um estudo autobiográfico sobre minhas experiências na educação básica. O objeto de estudo da pesquisa focalizou nas experiências relativas a minha construção de identidade de gênero e sexual, ocorridas no cotidiano escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar violên...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Nailson Ítalo Crispim da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3845
Resumo:
Esse trabalho decorre de um estudo autobiográfico sobre minhas experiências na educação básica. O objeto de estudo da pesquisa focalizou nas experiências relativas a minha construção de identidade de gênero e sexual, ocorridas no cotidiano escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar violências que enfrentei em ambientes escolares na educação básica e suas relações, com uma visão de sexualidade e gênero pautada na heteronormatividade. O trabalho adota a metodologia da pesquisa autobiográfica ao analisar episódios relevantes da minha vida alinhado ao propósito desta pesquisa, fiz uso também da pesquisa memorialística que tem como função crucial vincular conexões entre o passado e o presente, e a pesquisa narrativa, a qual possibilitou expressar minhas experiências a partir de uma perspectiva holística. Os resultados obtidos a partir das análises das narrativas demonstram como o bullying homofóbico, as desigualdades de gênero e a heteronormatividade podem interferir negativamente na aprendizagem dos alunos. No episódio 1 (O bilhete) notou-se que os professores devem ser capacitados para lidar com os casos de bullying, pois afetam diretamente o processo de ensino, seja pela motivação, baixa autoestima e/ou desempenho escolar reduzido, que contribuem para o índice de evasão escolar, por isso é dever da escola abolir as violências ocorridas ali. No episódio 2 (A Quadra), constatou-se que a classificação e separação dos sujeitos em grupos contribui para a marginalização ou ascensão de um sobre o outro, estabelecendo relações de poder. Por último, no episódio 3 (O Teatro) é exposto a forma que eu me via refém do meio heteronormativo, sendo necessário moldar a nós próprios para se adequar as normas da heterossexualidade, sendo necessário problematizar as normatizações que separa e estranha as diferenças das identidades hegemônicas. Portanto, a teoria queer foi essencial nesta pesquisa, pois entendo a necessidade da escola assumir uma pedagogia que não apenas ensine a tolerância e respeito a diversidade e diferença, mas também visibilize e problematize as mazelas implicadas na dispersão e necessidade de efetivação das regras e dos padrões culturais, desigualdade e hostilidade em volta da formação do “normal” e “anormal”.