Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará

This article aims to investigate the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities at the Federal University of Pará (UFPA), through the analysis of the annual reports of the Superintendency of Student Assistance (SAEST). It is documentary research, with a qualitativ...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Lídia Alves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3920
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3920
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39202022-08-31T16:52:49Z Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará OLIVEIRA, Lídia Alves FARIAS, Roseane Rabelo Souza http://lattes.cnpq.br/4325824918742074 Acesso Acessibilidade Permanência Ensino superior Acess Accessibility Permanence Higher education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This article aims to investigate the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities at the Federal University of Pará (UFPA), through the analysis of the annual reports of the Superintendency of Student Assistance (SAEST). It is documentary research, with a qualitative approach. The research started from the following problem: What are the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities promoted by the Federal University of Pará (UFPA)? The data collection instruments were the institution's annual reports, from 2010 to 2020. As a result, it can be observed that the UFPA promotes accessibility for students with disabilities by guaranteeing the access and permanence of PwD's students enrolled in the undergraduate course. Through the Accessibility Coordination (COACESS) linked to the Superintendence of Student Assistance (SAEST), educational actions, services, programs, projects, and policies take place. Thus, we can understand the importance of the role of the Higher Education Institution for the access and permanence of people with disabilities in graduation, with emphasis on aspects such as infrastructure, student housing, support for transport, library, cafeteria, and support for students with physical disabilities. Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física. 2022-03-28T19:00:26Z 2022-03-28T19:00:26Z 2021-11-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Lídia Alves. Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará. Orientadora: Roseane Rabelo Souza Farias. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3920. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3920 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Acesso
Acessibilidade
Permanência
Ensino superior
Acess
Accessibility
Permanence
Higher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Acesso
Acessibilidade
Permanência
Ensino superior
Acess
Accessibility
Permanence
Higher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
OLIVEIRA, Lídia Alves
Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
topic_facet Acesso
Acessibilidade
Permanência
Ensino superior
Acess
Accessibility
Permanence
Higher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This article aims to investigate the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities at the Federal University of Pará (UFPA), through the analysis of the annual reports of the Superintendency of Student Assistance (SAEST). It is documentary research, with a qualitative approach. The research started from the following problem: What are the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities promoted by the Federal University of Pará (UFPA)? The data collection instruments were the institution's annual reports, from 2010 to 2020. As a result, it can be observed that the UFPA promotes accessibility for students with disabilities by guaranteeing the access and permanence of PwD's students enrolled in the undergraduate course. Through the Accessibility Coordination (COACESS) linked to the Superintendence of Student Assistance (SAEST), educational actions, services, programs, projects, and policies take place. Thus, we can understand the importance of the role of the Higher Education Institution for the access and permanence of people with disabilities in graduation, with emphasis on aspects such as infrastructure, student housing, support for transport, library, cafeteria, and support for students with physical disabilities.
author_additional FARIAS, Roseane Rabelo Souza
author_additionalStr FARIAS, Roseane Rabelo Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Lídia Alves
title Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
title_short Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
title_full Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
title_fullStr Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
title_sort acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na universidade federal do pará
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3920
_version_ 1787155129764413440
score 11.653393