Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização

With the practice of literary literacy at school Home of Mary: children's literature for students in literacy. We sought to understand the concept of literacy, literacy and children's literature and how the literary literacy practices are being developed and consequently how children's literature is...

ver descrição completa

Autor principal: MENDES, Márcia Cristina Tocantins
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/40
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-402020-06-23T01:25:10Z A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização MENDES, Márcia Cristina Tocantins REDIGOLO, Franciele Marques http://lattes.cnpq.br/1678579864255236 Letramento Alfabetização Leitura Literatura infantil Incentivo à leitura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA With the practice of literary literacy at school Home of Mary: children's literature for students in literacy. We sought to understand the concept of literacy, literacy and children's literature and how the literary literacy practices are being developed and consequently how children's literature is contributing in student literacy. The research has qualitative and used for data collection, questionnaires with students and observation in the classroom. There was a major development with the class in relation to learning. Children who have difficulty with reading have a positive progress due to literary practice. In this sense, this study enabled the perception of the importance of children's literature, the fact that when working early with the kids, they will have the taste for reading. Trata sobre a prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização. Buscou-se compreender o conceito de letramento, alfabetização e literatura infantil e de que forma as práticas de letramento literário estão sendo desenvolvidas e consequentemente como a literatura infantil está contribuindo no processo de alfabetização dos alunos. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou para a coleta dos dados, aplicação de questionários com os alunos e observação em sala de aula. Observou-se uma grande evolução com a turma em relação ao aprendizado. As crianças que tinham dificuldade com a leitura tiveram um progresso positivo devido à prática literária. Neste sentido, o presente estudo possibilitou a percepção da importância da literatura infantil, ao fato que quando trabalhado desde cedo com as crianças, elas passarão a ter gosto pela leitura. 2017-04-12T13:07:44Z 2017-04-12T13:07:44Z 2016-10-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MENDES, Márcia Crisitina Tocantins. A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização. Orientadora: Franciele Marques Redigolo. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/40. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/40 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Letramento
Alfabetização
Leitura
Literatura infantil
Incentivo à leitura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Letramento
Alfabetização
Leitura
Literatura infantil
Incentivo à leitura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
MENDES, Márcia Cristina Tocantins
A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
topic_facet Letramento
Alfabetização
Leitura
Literatura infantil
Incentivo à leitura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description With the practice of literary literacy at school Home of Mary: children's literature for students in literacy. We sought to understand the concept of literacy, literacy and children's literature and how the literary literacy practices are being developed and consequently how children's literature is contributing in student literacy. The research has qualitative and used for data collection, questionnaires with students and observation in the classroom. There was a major development with the class in relation to learning. Children who have difficulty with reading have a positive progress due to literary practice. In this sense, this study enabled the perception of the importance of children's literature, the fact that when working early with the kids, they will have the taste for reading.
author_additional REDIGOLO, Franciele Marques
author_additionalStr REDIGOLO, Franciele Marques
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MENDES, Márcia Cristina Tocantins
title A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
title_short A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
title_full A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
title_fullStr A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
title_full_unstemmed A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
title_sort prática do letramento literário na escola lar de maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/40
_version_ 1787154488677629952
score 11.753735