/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo...
Autor principal: | AQUINO, Túlioi de Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4056 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40562022-05-25T03:05:48Z Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial AQUINO, Túlioi de Oliveira NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis http://lattes.cnpq.br/1824181793460239 https://orcid.org/0000-0001-5501-4045 Educação - efeito das tecnologias Educação básica Ensino a distância Internet na educação Tecnologias da informação Ensino remoto emergencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética. 2022-05-24T14:21:06Z 2022-05-24T14:21:06Z 2022-02-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AQUINO, Tulio de Oliveira. Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação - efeito das tecnologias Educação básica Ensino a distância Internet na educação Tecnologias da informação Ensino remoto emergencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Educação - efeito das tecnologias Educação básica Ensino a distância Internet na educação Tecnologias da informação Ensino remoto emergencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL AQUINO, Túlioi de Oliveira Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
topic_facet |
Educação - efeito das tecnologias Educação básica Ensino a distância Internet na educação Tecnologias da informação Ensino remoto emergencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética. |
author_additional |
NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis |
author_additionalStr |
NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AQUINO, Túlioi de Oliveira |
title |
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
title_short |
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
title_full |
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
title_sort |
docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056 |
_version_ |
1787155162810286080 |
score |
11.753735 |