Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial

A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo...

ver descrição completa

Autor principal: AQUINO, Túlioi de Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4056
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40562022-05-25T03:05:48Z Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial AQUINO, Túlioi de Oliveira NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis http://lattes.cnpq.br/1824181793460239 https://orcid.org/0000-0001-5501-4045 Educação - efeito das tecnologias Educação básica Ensino a distância Internet na educação Tecnologias da informação Ensino remoto emergencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética. 2022-05-24T14:21:06Z 2022-05-24T14:21:06Z 2022-02-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AQUINO, Tulio de Oliveira. Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação - efeito das tecnologias
Educação básica
Ensino a distância
Internet na educação
Tecnologias da informação
Ensino remoto emergencial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Educação - efeito das tecnologias
Educação básica
Ensino a distância
Internet na educação
Tecnologias da informação
Ensino remoto emergencial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
AQUINO, Túlioi de Oliveira
Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
topic_facet Educação - efeito das tecnologias
Educação básica
Ensino a distância
Internet na educação
Tecnologias da informação
Ensino remoto emergencial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética.
author_additional NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis
author_additionalStr NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AQUINO, Túlioi de Oliveira
title Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
title_short Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
title_full Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
title_fullStr Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
title_sort docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056
_version_ 1787155162810286080
score 11.753735