/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido...
Autor principal: | CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4068 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40682022-06-02T03:05:42Z Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão SILVA, Valdelírio da Silva e http://lattes.cnpq.br/9701131346395521 Geometria plana Geometria analítica Geometry, Plane Geometry, Analytic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky & Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel & Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade. 2022-06-01T14:49:22Z 2022-06-01T14:49:22Z 2021-04-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão. Demonstrações de proposições de Geometria Euclidiana por meio da Geometria Analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Geometria plana Geometria analítica Geometry, Plane Geometry, Analytic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Geometria plana Geometria analítica Geometry, Plane Geometry, Analytic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
topic_facet |
Geometria plana Geometria analítica Geometry, Plane Geometry, Analytic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está
destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade
na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse
sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições
que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que
se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky &
Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para
chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel
& Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria
Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade
triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando
como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira
e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a
aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada
a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade. |
author_additional |
SILVA, Valdelírio da Silva e |
author_additionalStr |
SILVA, Valdelírio da Silva e |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão |
title |
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
title_short |
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
title_full |
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
title_fullStr |
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
title_sort |
demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068 |
_version_ |
1787155166807457792 |
score |
11.753735 |