Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico

A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4068
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40682022-06-02T03:05:42Z Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão SILVA, Valdelírio da Silva e http://lattes.cnpq.br/9701131346395521 Geometria plana Geometria analítica Geometry, Plane Geometry, Analytic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky & Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel & Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade. 2022-06-01T14:49:22Z 2022-06-01T14:49:22Z 2021-04-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão. Demonstrações de proposições de Geometria Euclidiana por meio da Geometria Analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Geometria plana
Geometria analítica
Geometry, Plane
Geometry, Analytic
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Geometria plana
Geometria analítica
Geometry, Plane
Geometry, Analytic
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão
Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
topic_facet Geometria plana
Geometria analítica
Geometry, Plane
Geometry, Analytic
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky & Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel & Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade.
author_additional SILVA, Valdelírio da Silva e
author_additionalStr SILVA, Valdelírio da Silva e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão
title Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
title_short Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
title_full Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
title_fullStr Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
title_full_unstemmed Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
title_sort demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068
_version_ 1787155166807457792
score 11.753735