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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais
Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional...
Autor principal: | MARQUES, Kelly Barbosa |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4070 |
Resumo: |
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Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram
diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se
da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal
periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações,
com base teórico e metodológico nos discursos foucaultiano. Tendo por objetivo,
problematizar no delinear da área da educação as multiplicidades de discussões
relacionados a velhice segundo uma cultura do envelhecimento adotada na
contemporaneidade. Onde, denotou-se minguadas publicações relacionados a
velhice sob uma perspectiva epistemológica, constatando por esse modo, que a
velhice ainda vem sendo vista preconceituosamente como um acontecimento
processual decadente. Nesse sentido, o artigo sugere ampliar e efetivar dentro dos
ambientes acadêmicos a formação pedagógica crítica em prol de se fazer
reconhecer e afirmar o envelhecimento em diferentes espaços, com vigor de
desconstruir conceitos estereotipados de negação à velhice frente a sociedade atual,
como também, dar maior visibilidade e potencialidade aos interesses da pesquisa
científica para o deslocamento de novas informações e produções. |