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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais
Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional...
Autor principal: | MARQUES, Kelly Barbosa |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
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Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40702022-06-02T03:05:19Z Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais MARQUES, Kelly Barbosa SANTOS, Dario Azevedo dos http://lattes.cnpq.br/4866080814581120 Velhice Envelhecimento - Aspectos sociais Old age Aging - Social aspects CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, com base teórico e metodológico nos discursos foucaultiano. Tendo por objetivo, problematizar no delinear da área da educação as multiplicidades de discussões relacionados a velhice segundo uma cultura do envelhecimento adotada na contemporaneidade. Onde, denotou-se minguadas publicações relacionados a velhice sob uma perspectiva epistemológica, constatando por esse modo, que a velhice ainda vem sendo vista preconceituosamente como um acontecimento processual decadente. Nesse sentido, o artigo sugere ampliar e efetivar dentro dos ambientes acadêmicos a formação pedagógica crítica em prol de se fazer reconhecer e afirmar o envelhecimento em diferentes espaços, com vigor de desconstruir conceitos estereotipados de negação à velhice frente a sociedade atual, como também, dar maior visibilidade e potencialidade aos interesses da pesquisa científica para o deslocamento de novas informações e produções. 2022-06-01T15:17:11Z 2022-06-01T15:17:11Z 2021-01-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARQUES, Kelly Barbosa. Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4070. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4070 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
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Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram
diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se
da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal
periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações,
com base teórico e metodológico nos discursos foucaultiano. Tendo por objetivo,
problematizar no delinear da área da educação as multiplicidades de discussões
relacionados a velhice segundo uma cultura do envelhecimento adotada na
contemporaneidade. Onde, denotou-se minguadas publicações relacionados a
velhice sob uma perspectiva epistemológica, constatando por esse modo, que a
velhice ainda vem sendo vista preconceituosamente como um acontecimento
processual decadente. Nesse sentido, o artigo sugere ampliar e efetivar dentro dos
ambientes acadêmicos a formação pedagógica crítica em prol de se fazer
reconhecer e afirmar o envelhecimento em diferentes espaços, com vigor de
desconstruir conceitos estereotipados de negação à velhice frente a sociedade atual,
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