Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica

This study seeks to elucidate the disputes between dominant work and ontological work, since when human evolution is portrayed in a historical panorama there is a clash between domination and liberation, therefore, one corrupts the being while the other socializes one's own. It is with this perc...

ver descrição completa

Autor principal: BRITO, Simone Nunes de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4073
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4073
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40732022-06-02T03:05:35Z A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica BRITO, Simone Nunes de CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Trabalho Crianças do campo Educação Work Rural children Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This study seeks to elucidate the disputes between dominant work and ontological work, since when human evolution is portrayed in a historical panorama there is a clash between domination and liberation, therefore, one corrupts the being while the other socializes one's own. It is with this perception of primary socialization that the peasant family assumes the responsibility of educating by inserting ontological work in their offices. Considering this review, it is concluded that the domineering work establishes the depreciation of reality and the strangeness among individuals, unlike the formation work in childhood, which has the capacity to socialize and educate the child, but also prepare it for a recognized reality. This research was based on the qualitative exemplary calculation, which was carried out from a bibliographic review, characteristic of a descriptive research. Tal estudo busca elucidar as contestações entre o trabalho dominante e o trabalho ontológico, visto que quando se retrata a evolução humana em um panorama histórico há um embate entre dominação e libertação, portanto, um corrompe o ser enquanto o outro socializa o próprio. É com essa percepção de socialização primária que a família camponesa assume a responsabilidade de educar ao inserir o trabalho ontológico em seus ofícios. Ponderando tal revisão, conclui-se que o trabalho dominador estabelece a depreciação da realidade e o estranhamento entre os indivíduos, diferentemente do trabalho formador na infância, o qual possui capacidade de socializar e educar a criança, mas também prepará-la para uma realidade reconhecida. Esta pesquisa baseou-se no cálculo exemplar qualitativo, o qual foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, característico de uma pesquisa descritiva. 2022-06-01T16:20:51Z 2022-06-01T16:20:51Z 2020-08-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BRITO, Simone Nunes de. A família camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4073. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4073 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Trabalho
Crianças do campo
Educação
Work
Rural children
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Trabalho
Crianças do campo
Educação
Work
Rural children
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
BRITO, Simone Nunes de
A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
topic_facet Trabalho
Crianças do campo
Educação
Work
Rural children
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This study seeks to elucidate the disputes between dominant work and ontological work, since when human evolution is portrayed in a historical panorama there is a clash between domination and liberation, therefore, one corrupts the being while the other socializes one's own. It is with this perception of primary socialization that the peasant family assumes the responsibility of educating by inserting ontological work in their offices. Considering this review, it is concluded that the domineering work establishes the depreciation of reality and the strangeness among individuals, unlike the formation work in childhood, which has the capacity to socialize and educate the child, but also prepare it for a recognized reality. This research was based on the qualitative exemplary calculation, which was carried out from a bibliographic review, characteristic of a descriptive research.
author_additional CRUZ, Carlos Renilton Freitas
author_additionalStr CRUZ, Carlos Renilton Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BRITO, Simone Nunes de
title A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
title_short A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
title_full A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
title_fullStr A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
title_full_unstemmed A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
title_sort familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4073
_version_ 1787155154573721600
score 11.753735