/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática
The work is the result of research that verifies the importance of problem solving as a methodological approach to the teaching and learning of mathematics of students in the sixth year of elementary school. For this purpose, it uses, primarily, the bibliographic study. As a consequence of the th...
Autor principal: | MORAES, Rafaela Campos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4096 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4096 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40962022-08-24T15:02:47Z Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática MORAES, Rafaela Campos THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The work is the result of research that verifies the importance of problem solving as a methodological approach to the teaching and learning of mathematics of students in the sixth year of elementary school. For this purpose, it uses, primarily, the bibliographic study. As a consequence of the theoretical-methodological approach, a proposal for a pedagogical intervention is presented, which involves the elaboration and planning of a Didactic Sequence. The conclusion allows to review the main aspects of the research that helped the construction of the essay and confirms the possibility of creating pedagogical proposals based on the problem solving theme. O trabalho é resultado de uma pesquisa que verifica a importância da resolução de problema como abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem de matemática de alunos do sexto ano da Escola Fundamental. Para esse intento, recorre, prioritariamente, ao estudo bibliográfico. Como consequência da abordagem teóricometodológica, apresenta-se uma proposta de intervenção pedagógica que envolve elaboração e planejamento de uma Sequência Didática. A conclusão permite rever os principais aspectos da pesquisa que auxiliaram a construção dissertativa e ratifica a possibilidade de se criar propostas pedagógicas a partir da temática resolução de problemas. 2022-06-07T16:06:14Z 2022-06-07T16:06:14Z 2021-03-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MORAES, Rafaela Campos. Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática. 2021 Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4096. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4096 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA MORAES, Rafaela Campos Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The work is the result of research that verifies the importance of problem solving as a
methodological approach to the teaching and learning of mathematics of students in
the sixth year of elementary school. For this purpose, it uses, primarily, the
bibliographic study. As a consequence of the theoretical-methodological approach, a
proposal for a pedagogical intervention is presented, which involves the elaboration
and planning of a Didactic Sequence. The conclusion allows to review the main
aspects of the research that helped the construction of the essay and confirms the
possibility of creating pedagogical proposals based on the problem solving theme. |
author_additional |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
author_additionalStr |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MORAES, Rafaela Campos |
title |
Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
title_short |
Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
title_full |
Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
title_fullStr |
Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
title_sort |
uma proposta pedagógica de resolução de problemas para o ensino da matemática |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4096 |
_version_ |
1787155154910314496 |
score |
11.753896 |