Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental

O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta...

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Autor principal: MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273
Resumo:
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo o processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e teve como lócus, uma escola da rede pública de ensino do município de santa Izabel do Pará, estado do Pará. Participaram deste estudo, duas professoras, sendo uma Pedagoga que trabalha com turmas de 5o e outra com formação na Licenciatura em Matemática que trabalha em turmas de 6o Ano do Ensino Fundamental e, 56 estudantes dos referidos níveis de escolaridade, sendo 30 e 26 estudantes respectivamente. As informações foram constituídas por meio de questionários e entrevistas com questões semiestruturadas, com o objetivo de analisar as dificuldades para aprender conceitos matemáticos encontrados por estudantes que estão em processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que cada professor que fez parte deste estudo, tem suas limitações. No entanto, cada um deles, tenta se apropriar de práticas mais motivacionais para que o processo de transição vivenciado por estudantes de 5o e de 6o Ano, decorra de forma natural, espontânea e sem sofrimentos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos, no sentido de tornar o ensino de conceitos matemáticos seja mais significativo, afinal a Matemática faz parte da vida de todos, independentemente do nível de escolaridade desse indivíduo.