/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem...
Autor principal: | PEREIRA FILHO, Pedro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134 |
Resumo: |
---|
O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da
observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo
discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do
ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua
portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia
utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta
no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção
a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente
da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de
agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando
um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na
escola. |