/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem...
Autor principal: | PEREIRA FILHO, Pedro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4134 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41342024-09-14T16:18:43Z Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA PEREIRA FILHO, Pedro LOPES, Raquel da Silva Educação do campo Língua portuguesa Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola. 2022-06-27T11:45:41Z 2022-06-27T11:45:41Z 2022-05-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA FILHO, Pedro. Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Placas, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Língua portuguesa Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Educação do campo Língua portuguesa Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM PEREIRA FILHO, Pedro Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA |
topic_facet |
Educação do campo Língua portuguesa Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da
observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo
discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do
ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua
portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia
utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta
no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção
a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente
da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de
agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando
um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na
escola. |
author_additional |
LOPES, Raquel da Silva |
author_additionalStr |
LOPES, Raquel da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PEREIRA FILHO, Pedro |
title |
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA |
title_short |
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA |
title_full |
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA |
title_fullStr |
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA |
title_full_unstemmed |
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA |
title_sort |
educação do campo e desafios da atualidade na transamazônica: uma reflexão a partir da escola belarmina soares, vila bela vista, placas/pa |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134 |
_version_ |
1829093016164368384 |
score |
11.755432 |