Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA

O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA FILHO, Pedro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4134
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41342024-09-14T16:18:43Z Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA PEREIRA FILHO, Pedro LOPES, Raquel da Silva Educação do campo Língua portuguesa Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola. 2022-06-27T11:45:41Z 2022-06-27T11:45:41Z 2022-05-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA FILHO, Pedro. Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Placas, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação do campo
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação do campo
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
PEREIRA FILHO, Pedro
Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
topic_facet Educação do campo
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola.
author_additional LOPES, Raquel da Silva
author_additionalStr LOPES, Raquel da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA FILHO, Pedro
title Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
title_short Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
title_full Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
title_fullStr Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
title_full_unstemmed Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
title_sort educação do campo e desafios da atualidade na transamazônica: uma reflexão a partir da escola belarmina soares, vila bela vista, placas/pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134
_version_ 1829093016164368384
score 11.755432