/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em uma escola do campo na Transamazônica
O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Par...
Autor principal: | NASCIMENTO, Alanne Rainer Rosa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5483 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação
entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma
experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na
comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Pará. A pesquisa
teve como fundamentação teórica pressupostos dos Estudos de Letramento
(Soares 2022; Kleiman 2005; Street 2001). A metodologia utilizada envolveu
pesquisa de campo com entrevistas e realização de um experimento pedagógico
na disciplina de Língua Portuguesa, cujos resultados compõem a base empírica
deste trabalho. Os resultados da pesquisa demostram que o ensino de Português
alicerçado na perspectiva do letramento crítico potencializa a aprendizagem e
contribui positivamente para formação cidadã dos alunos. |