Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em uma escola do campo na Transamazônica

O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Par...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Alanne Rainer Rosa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5483
Resumo:
O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Pará. A pesquisa teve como fundamentação teórica pressupostos dos Estudos de Letramento (Soares 2022; Kleiman 2005; Street 2001). A metodologia utilizada envolveu pesquisa de campo com entrevistas e realização de um experimento pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa, cujos resultados compõem a base empírica deste trabalho. Os resultados da pesquisa demostram que o ensino de Português alicerçado na perspectiva do letramento crítico potencializa a aprendizagem e contribui positivamente para formação cidadã dos alunos.