Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo identificar possíveis indícios de transtorno de Discalculia em estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Publica, na perspectiva de fazer um prédiagnóstico. A motivação para este...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA JUNIOR, Jose Wilson da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4202
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4202
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42022022-07-15T03:00:29Z A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio SILVA JUNIOR, Jose Wilson da LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Distúrbios da aprendizagem Discalculia Learning disabilities CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo identificar possíveis indícios de transtorno de Discalculia em estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Publica, na perspectiva de fazer um prédiagnóstico. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre a atuação do professor e as dificuldades dos estudantes em relação à Matemática e como este assunto está banalizado, promovendo assim uma acomodação e tornando mais difícil a identificação de possíveis transtornos de aprendizagem. Deste modo, partimos da pergunta norteadora: Que indícios de Discalculia podem ser percebidos em uma turma do Ensino Médio? Iniciamos esta pesquisa pelo levantamento das teorias que discutem a temática investigada, fazendo dos estudos realizados por esses teóricos a fundamentação das discussões postas na construção deste texto. O estudo foi realizado em uma turma com dezesseis estudantes do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Castanhal-PA. Para o levantamento das informações, fizemos uso de um teste de Discalculia, e observação em campo. As análises dos dados foram feitas a partir das respostas dadas pelos sujeitos envolvidos e fundamentadas pelas teorias referenciadas na introdução. Os resultados dessas análises apontam que no contexto estudado, do total de 16 estudantes que participaram da pesquisa, constatamos que cinco deles apresentam indicativos de Discalculia. Assim, consideramos relevante discutir acerca dessa temática desde a graduação, pois quanto mais conhecimento os professores em formação obtiverem acerca desta temática, maior será a probabilidade de identificar esses transtornos e contribuir para um diagnóstico. 2022-07-14T18:25:17Z 2022-07-14T18:25:17Z 2020-02-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA JUNIOR, Jose Wilson da. A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4202. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4202 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Distúrbios da aprendizagem
Discalculia
Learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Distúrbios da aprendizagem
Discalculia
Learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SILVA JUNIOR, Jose Wilson da
A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
topic_facet Distúrbios da aprendizagem
Discalculia
Learning disabilities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo identificar possíveis indícios de transtorno de Discalculia em estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Publica, na perspectiva de fazer um prédiagnóstico. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre a atuação do professor e as dificuldades dos estudantes em relação à Matemática e como este assunto está banalizado, promovendo assim uma acomodação e tornando mais difícil a identificação de possíveis transtornos de aprendizagem. Deste modo, partimos da pergunta norteadora: Que indícios de Discalculia podem ser percebidos em uma turma do Ensino Médio? Iniciamos esta pesquisa pelo levantamento das teorias que discutem a temática investigada, fazendo dos estudos realizados por esses teóricos a fundamentação das discussões postas na construção deste texto. O estudo foi realizado em uma turma com dezesseis estudantes do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Castanhal-PA. Para o levantamento das informações, fizemos uso de um teste de Discalculia, e observação em campo. As análises dos dados foram feitas a partir das respostas dadas pelos sujeitos envolvidos e fundamentadas pelas teorias referenciadas na introdução. Os resultados dessas análises apontam que no contexto estudado, do total de 16 estudantes que participaram da pesquisa, constatamos que cinco deles apresentam indicativos de Discalculia. Assim, consideramos relevante discutir acerca dessa temática desde a graduação, pois quanto mais conhecimento os professores em formação obtiverem acerca desta temática, maior será a probabilidade de identificar esses transtornos e contribuir para um diagnóstico.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA JUNIOR, Jose Wilson da
title A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
title_short A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
title_full A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
title_fullStr A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
title_full_unstemmed A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
title_sort discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4202
_version_ 1787155219110428672
score 11.674752