Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA

The conclusion work of the course in question deals with the teaching work of the physical education teacher and the inclusion of students with disabilities in view of the scenario established by the pandemic of covid-19, the research locus is the School of Application of the Federal University o...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Isabely Costa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4214
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4214
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42142022-07-20T03:05:35Z Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA SOUZA, Isabely Costa de MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos http://lattes.cnpq.br/4788896363084189 https://orcid.org/0000-0002-3107-6847 Ensino remoto emergencial Educação física Inclusão Emergency remote education Physical education Inclusion CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA The conclusion work of the course in question deals with the teaching work of the physical education teacher and the inclusion of students with disabilities in view of the scenario established by the pandemic of covid-19, the research locus is the School of Application of the Federal University of Pará. This is an explanatory research that used as a data collection instrument the semi-structured interview, which brings greater flexibility within the dialogue and information collection, six physical education teachers were interviewed by the google Meet and WhatsApp platform. As final considerations, the work points to the intensification of teaching work within the Emergency Remote Education, and a new reconfiguration of the teaching work that precariouss the pedagogical practice of the physical education teacher and is even more exclusionary with regard to students with disabilities. O trabalho de conclusão de curso em questão trata do trabalho docente do professor de educação física e da inclusão dos alunos com deficiência diante do cenário instaurado pela pandemia do covid-19. O lócus de investigação é a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho explicativo que utilizou enquanto instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, que traz maior flexibilidade dentro do diálogo e coleta de informações, foram entrevistados seis professores de educação física pela plataforma google Meet e WhatsApp. Enquanto considerações finais o trabalho aponta a intensificação do trabalho docente dentro do Ensino Remoto Emergencial, e uma nova reconfiguração do trabalho docente que precariza a prática pedagógica do professor de educação física e é ainda mais excludente no que tange os alunos com deficiência. 2022-07-19T15:02:11Z 2022-07-19T15:02:11Z 2022-02-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Isabely Costa de. Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA. Orientadora: Fernanda Yully dos Santos Monteiro. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, ANO DE DEFESA. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4214. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4214 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino remoto emergencial
Educação física
Inclusão
Emergency remote education
Physical education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Ensino remoto emergencial
Educação física
Inclusão
Emergency remote education
Physical education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
SOUZA, Isabely Costa de
Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
topic_facet Ensino remoto emergencial
Educação física
Inclusão
Emergency remote education
Physical education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The conclusion work of the course in question deals with the teaching work of the physical education teacher and the inclusion of students with disabilities in view of the scenario established by the pandemic of covid-19, the research locus is the School of Application of the Federal University of Pará. This is an explanatory research that used as a data collection instrument the semi-structured interview, which brings greater flexibility within the dialogue and information collection, six physical education teachers were interviewed by the google Meet and WhatsApp platform. As final considerations, the work points to the intensification of teaching work within the Emergency Remote Education, and a new reconfiguration of the teaching work that precariouss the pedagogical practice of the physical education teacher and is even more exclusionary with regard to students with disabilities.
author_additional MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos
author_additionalStr MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Isabely Costa de
title Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
title_short Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
title_full Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
title_fullStr Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
title_sort ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na eaufpa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4214
_version_ 1787155233981333504
score 11.675608