Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver...

ver descrição completa

Autor principal: AMORIM, Samia Laiane dos Reis
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4336
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43362022-08-31T03:05:26Z Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental AMORIM, Samia Laiane dos Reis LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa, realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios. 2022-08-30T13:07:09Z 2022-08-30T13:07:09Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMORIM, Samia Laiane dos Reis. Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
AMORIM, Samia Laiane dos Reis
Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa, realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMORIM, Samia Laiane dos Reis
title Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336
_version_ 1787155276799934464
score 11.753735