Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares

Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco criança...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Sarah Lopes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4363
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43632022-09-01T03:05:47Z O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares NASCIMENTO, Sarah Lopes SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 criança da educação Infantil desenho livre forma de expressão desenvolvimento simbólico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco crianças na idade de cinco a seis anos no ambiente residencial. O procedimento consistiu em solicitar às crianças que desenhassem livremente e contassem sobre o seu desenho. Nos resultados foi observado que a criança desenha de memória, expressam o que vivenciam em sua realidade cultural: percepções, sentidos e sentimentos e usam a fala como suporte do desenho. Conclui-se que o desenho livre é uma dimensão importante para o desenvolvimento simbólico da criança, devendo fazer parte do planejamento curricular na educação infantil. 2022-08-31T22:15:07Z 2022-08-31T22:15:07Z 2022-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Sarah Lopes. O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic criança da educação Infantil
desenho livre
forma de expressão
desenvolvimento simbólico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle criança da educação Infantil
desenho livre
forma de expressão
desenvolvimento simbólico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
NASCIMENTO, Sarah Lopes
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
topic_facet criança da educação Infantil
desenho livre
forma de expressão
desenvolvimento simbólico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco crianças na idade de cinco a seis anos no ambiente residencial. O procedimento consistiu em solicitar às crianças que desenhassem livremente e contassem sobre o seu desenho. Nos resultados foi observado que a criança desenha de memória, expressam o que vivenciam em sua realidade cultural: percepções, sentidos e sentimentos e usam a fala como suporte do desenho. Conclui-se que o desenho livre é uma dimensão importante para o desenvolvimento simbólico da criança, devendo fazer parte do planejamento curricular na educação infantil.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Sarah Lopes
title O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
title_short O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
title_full O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
title_fullStr O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
title_full_unstemmed O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
title_sort o desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363
_version_ 1787155281244848128
score 11.753896