/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco criança...
Autor principal: | NASCIMENTO, Sarah Lopes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4363 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43632022-09-01T03:05:47Z O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares NASCIMENTO, Sarah Lopes SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 criança da educação Infantil desenho livre forma de expressão desenvolvimento simbólico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco crianças na idade de cinco a seis anos no ambiente residencial. O procedimento consistiu em solicitar às crianças que desenhassem livremente e contassem sobre o seu desenho. Nos resultados foi observado que a criança desenha de memória, expressam o que vivenciam em sua realidade cultural: percepções, sentidos e sentimentos e usam a fala como suporte do desenho. Conclui-se que o desenho livre é uma dimensão importante para o desenvolvimento simbólico da criança, devendo fazer parte do planejamento curricular na educação infantil. 2022-08-31T22:15:07Z 2022-08-31T22:15:07Z 2022-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Sarah Lopes. O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
criança da educação Infantil desenho livre forma de expressão desenvolvimento simbólico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
criança da educação Infantil desenho livre forma de expressão desenvolvimento simbólico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO NASCIMENTO, Sarah Lopes O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
topic_facet |
criança da educação Infantil desenho livre forma de expressão desenvolvimento simbólico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco crianças na idade de cinco a seis anos no ambiente residencial. O procedimento consistiu em solicitar às crianças que desenhassem livremente e contassem sobre o seu desenho. Nos resultados foi observado que a criança desenha de memória, expressam o que vivenciam em sua realidade cultural: percepções, sentidos e sentimentos e usam a fala como suporte do desenho. Conclui-se que o desenho livre é uma dimensão importante para o desenvolvimento simbólico da criança, devendo fazer parte do planejamento curricular na educação infantil. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NASCIMENTO, Sarah Lopes |
title |
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
title_short |
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
title_full |
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
title_fullStr |
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
title_full_unstemmed |
O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
title_sort |
o desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363 |
_version_ |
1787155281244848128 |
score |
11.753896 |