Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos

Teaching Science with a focus on Environmental Education makes it possible to resize the roles of students and teachers in the classroom, as both begin to assume co-responsibilities in the teaching-learning process, involving a dialogic relationship in which both learn. For this, textbooks, the main...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Adriel Macedo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4393
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4393
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43932022-09-10T03:05:54Z Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos LIMA, Adriel Macedo SILVA, Fábio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 CORUMBÁ, Lorena Gomes http://lattes.cnpq.br/1073532371923082 https://orcid.org/0000-0002-9138-1712 Ensino Ciências Educação ambiental Teaching Science Environmental education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Teaching Science with a focus on Environmental Education makes it possible to resize the roles of students and teachers in the classroom, as both begin to assume co-responsibilities in the teaching-learning process, involving a dialogic relationship in which both learn. For this, textbooks, the main resource used in classes, need to propose activities focused on socio-environmental themes. In this sense, this work aims to analyze the approach given to Environmental Education in the activities proposed in Science textbooks for the final years of elementary school. The research developed is qualitative and bibliographical, as it analyzed a collection of textbooks used by Science teachers in the final years of elementary school in the Curuçá-PA school system. The selected activities were analyzed using the Content Analysis method and pointed out that the investigated works propose activities that bring up current socio-environmental themes and focus on the methodological trend of Science, Technology, Society and Environment. O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. 2022-09-08T17:53:38Z 2022-09-08T17:53:38Z 2022-08-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Adriel Macedo. Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4393. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4393 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino
Ciências
Educação ambiental
Teaching
Science
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino
Ciências
Educação ambiental
Teaching
Science
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LIMA, Adriel Macedo
Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
topic_facet Ensino
Ciências
Educação ambiental
Teaching
Science
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Teaching Science with a focus on Environmental Education makes it possible to resize the roles of students and teachers in the classroom, as both begin to assume co-responsibilities in the teaching-learning process, involving a dialogic relationship in which both learn. For this, textbooks, the main resource used in classes, need to propose activities focused on socio-environmental themes. In this sense, this work aims to analyze the approach given to Environmental Education in the activities proposed in Science textbooks for the final years of elementary school. The research developed is qualitative and bibliographical, as it analyzed a collection of textbooks used by Science teachers in the final years of elementary school in the Curuçá-PA school system. The selected activities were analyzed using the Content Analysis method and pointed out that the investigated works propose activities that bring up current socio-environmental themes and focus on the methodological trend of Science, Technology, Society and Environment.
author_additional SILVA, Fábio Colins da
author_additionalStr SILVA, Fábio Colins da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Adriel Macedo
title Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
title_short Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
title_full Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
title_fullStr Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
title_full_unstemmed Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
title_sort educação ambiental no ensino de ciências: uma análise dos livros didáticos
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4393
_version_ 1787155293069639680
score 11.753735