/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos...
Autor principal: | BEZERRA, Francisca Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-444 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4442020-05-26T18:48:46Z A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal BEZERRA, Francisca Ferreira COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges da Literatura infantojuvenil Aprendizagem Arte de contar histórias Ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos de Fanny Abramovich (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000), pode-se analisar de que maneira a contação de histórias pode ser utilizada como um método para desenvolver, mesmo que de forma inicial, o gosto pela leitura nas crianças e também aguçar a criatividade e a imaginação, sendo estas algumas das mais importantes funções da literatura. Para tanto, foram estudados aspectos históricos da literatura infantil, as leis que amparam a literatura infantil e a ludicidade dentro do ambiente escolar. Este estudo também está fundamentado no que diz respeito à alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Portanto, espera-se com este trabalho que haja um melhor entendimento de como a contação de histórias pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal e como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que, ao serem contadas, transportam os ouvintes para o mundo da imaginação. 2018-04-26T17:42:20Z 2018-04-26T17:42:20Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BEZERRA, Francisca Ferreira. A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Literatura infantojuvenil Aprendizagem Arte de contar histórias Ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Literatura infantojuvenil Aprendizagem Arte de contar histórias Ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS BEZERRA, Francisca Ferreira A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
topic_facet |
Literatura infantojuvenil Aprendizagem Arte de contar histórias Ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos de Fanny Abramovich (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000), pode-se analisar de que maneira a contação de histórias pode ser utilizada como um método para desenvolver, mesmo que de forma inicial, o gosto pela leitura nas crianças e também aguçar a criatividade e a imaginação, sendo estas algumas das mais importantes funções da literatura. Para tanto, foram estudados aspectos históricos da literatura infantil, as leis que amparam a literatura infantil e a ludicidade dentro do ambiente escolar. Este estudo também está fundamentado no que diz respeito à alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Portanto, espera-se com este trabalho que haja um melhor entendimento de como a contação de histórias pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal e como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que, ao serem contadas, transportam os ouvintes para o mundo da imaginação. |
author_additional |
COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges da |
author_additionalStr |
COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BEZERRA, Francisca Ferreira |
title |
A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
title_short |
A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
title_full |
A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
title_fullStr |
A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
title_full_unstemmed |
A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
title_sort |
importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444 |
_version_ |
1787154519761616896 |
score |
11.755432 |