/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O componente lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de espanhol: ressignificando a avaliação no contexto pandêmico
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a ressignificação da avaliação de Espanhol no contexto pandêmico, a partir do emprego do componente lúdico, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são analisar de que maneiras o componente lúdico vem sendo aplicado...
Autor principal: | Barbosa, Francisca Eduarda Barroso |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/2874376338051993, https://orcid.org/0000-0003-3892-0833 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9881 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a ressignificação da avaliação de Espanhol no contexto pandêmico, a partir do emprego do componente lúdico, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são analisar de que maneiras o componente lúdico vem sendo aplicado no processo de avaliação de Espanhol, refletir sobre impressões do professor de Espanhol sobre as ferramentas lúdicas em avaliações e averiguar de que formas o componente lúdico está presente na formação inicial e continuada do professor de Espanhol do Amazonas. Como base teórica são considerados postulados sobre o componente lúdico em Baptista et al. (2003), Bartaburu (2003), Brasil (1988, 1990), Caletti de Marenco (2003), Kishimoto (1990 e 1994 ), Mayrink (2003); avaliação em Luckesi (2003 e 2018). A pesquisa é um estudo pertencente à área de Linguística Aplicada, de natureza qualitativo e tem como referencial metodológico o estudo de campo, tendo como base Gil (2008) e Paiva (2019). Para alcançar os objetivos propostos, além da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada, foi utilizada a pesquisa documental, através de questionários investigativos e análise documental das avaliações realizadas e disponibilizadas pelos professores de Espanhol da rede pública estadual amazonense. |