Artigo

Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins

The reflections contained here aim to present the research work developed by the Study, Research and Extension Group, Society, State, Education: emphasis on municipal governments and rural education - GEPESEED, from the Institutional Scholarship Program of Scientific Initiation – PIBIC/UFPA CAMPI DO...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Rayana Barros da
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4477
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4477
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44772022-09-20T03:05:29Z Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins SILVA, Rayana Barros da NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa http://lattes.cnpq.br/0305006968020175 SOUZA, Alexandre Augusto Cals e http://lattes.cnpq.br/2652815221358066 https://orcid.org/0000-0002-1424-5055 Políticas educacionais Formação discente Ensino médio Educational policies Student training High school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL The reflections contained here aim to present the research work developed by the Study, Research and Extension Group, Society, State, Education: emphasis on municipal governments and rural education - GEPESEED, from the Institutional Scholarship Program of Scientific Initiation – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, which aimed to to investigate how public high school educational policies are implemented in the formation of students from the countryside and the city, in state public schools, in the municipalities of Abaetetuba, Barcarena, Concordia do Pará, Moju and Tomé-Açu. From the study of legislation, theoretical bases and analysis of empirical data, it became possible to establish understandings about the mediations that are established in the implementation of educational policies for the high school stage. In this sense, the study pointed to the need for the policy educational system to consider aspects of the region, such as a socio-educational and political space, where conception of education guarantees the autonomy of education systems to formulate their pedagogical political projects, with community participation in the construction process of these regulations, aiming to provide students with a school that guarantee the reference in values ​​and principles guided not only in the work, but also, on citizenship and diversity. As reflexões aqui contidas visam apresentar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado, Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo- GEPESEED, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, que teve como objetivo investigar como se efetivam as políticas públicas educacionais de Ensino Médio na formação dos estudantes do campo e da cidade, em escolas públicas estaduais, nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu. A partir de estudo das legislações, das bases teóricas e análises de dados empíricos, tornou-se possível estabelecer compreensões sobre as mediações que se estabelecem na efetivação das políticas educacionais para a etapa do Ensino Médio. Nesse sentido, o estudo apontou a necessidade de a política educacional considerar aspectos da região, como um espaço socioeducativo e político, onde a concepção de educação garanta aos sistemas de ensino autonomia para formular os seus projetos políticos pedagógicos, com a participação da comunidade no processo de construção desses regulamentos, objetivando proporcionar aos estudantes uma escola que perspective garantir a referência em valores e princípios pautados não somente no trabalho, mas também, na cidadania e diversidade. 2022-09-19T18:53:41Z 2022-09-19T18:53:41Z 2022-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Rayana Barros da. Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins. Orientador: Afonso Welliton de Sousa Nascimento.; Coorientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4477. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4477 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Políticas educacionais
Formação discente
Ensino médio
Educational policies
Student training
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
spellingShingle Políticas educacionais
Formação discente
Ensino médio
Educational policies
Student training
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
SILVA, Rayana Barros da
Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
topic_facet Políticas educacionais
Formação discente
Ensino médio
Educational policies
Student training
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description The reflections contained here aim to present the research work developed by the Study, Research and Extension Group, Society, State, Education: emphasis on municipal governments and rural education - GEPESEED, from the Institutional Scholarship Program of Scientific Initiation – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, which aimed to to investigate how public high school educational policies are implemented in the formation of students from the countryside and the city, in state public schools, in the municipalities of Abaetetuba, Barcarena, Concordia do Pará, Moju and Tomé-Açu. From the study of legislation, theoretical bases and analysis of empirical data, it became possible to establish understandings about the mediations that are established in the implementation of educational policies for the high school stage. In this sense, the study pointed to the need for the policy educational system to consider aspects of the region, such as a socio-educational and political space, where conception of education guarantees the autonomy of education systems to formulate their pedagogical political projects, with community participation in the construction process of these regulations, aiming to provide students with a school that guarantee the reference in values ​​and principles guided not only in the work, but also, on citizenship and diversity.
author_additional NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
author_additionalStr NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
format Artigo
author SILVA, Rayana Barros da
title Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
title_short Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
title_full Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
title_fullStr Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
title_full_unstemmed Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
title_sort políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do baixo tocantins
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4477
_version_ 1787155286927081472
score 11.753735