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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
Este trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. Buscando alcançar este objetivo, esta pesquisa foi norteado pela indagação: “Como as potencialidades da utilização do celular inteli...
Autor principal: | NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4534 |
Resumo: |
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Este trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da utilização do celular
inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção.
Buscando alcançar este objetivo, esta pesquisa foi norteado pela indagação: “Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção?”. A metodologia adotada neste trabalho é de cunho qualitativo, pois busca a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Para tanto, foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Salinópolis (PA), que possuem entre 12 e 13 anos de idade. Com essa abordagem, os dados da pesquisa foram obtidos a partir da interação com os alunos em encontros em que foi realizada uma atividade, e que foram registrados por meio das respostas
escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O
trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem as temáticas: raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e Intradisciplinaridade matemática. No cenário desta pesquisa ficou em evidência que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar. |