Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção

Este trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. Buscando alcançar este objetivo, esta pesquisa foi norteado pela indagação: “Como as potencialidades da utilização do celular inteli...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4534
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4534
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45342023-05-18T14:36:38Z Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Aplicativo GeoGebra Intradisciplinaridade matemática Raciocínio proporcional Anos finais do ensino fundamental Ensino de matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. Buscando alcançar este objetivo, esta pesquisa foi norteado pela indagação: “Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção?”. A metodologia adotada neste trabalho é de cunho qualitativo, pois busca a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Para tanto, foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Salinópolis (PA), que possuem entre 12 e 13 anos de idade. Com essa abordagem, os dados da pesquisa foram obtidos a partir da interação com os alunos em encontros em que foi realizada uma atividade, e que foram registrados por meio das respostas escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem as temáticas: raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e Intradisciplinaridade matemática. No cenário desta pesquisa ficou em evidência que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar. 2022-09-21T20:24:19Z 2022-09-21T20:24:19Z 2019-03-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis. Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. Orientadora: Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4534. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4534 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aplicativo GeoGebra
Intradisciplinaridade matemática
Raciocínio proporcional
Anos finais do ensino fundamental
Ensino de matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Aplicativo GeoGebra
Intradisciplinaridade matemática
Raciocínio proporcional
Anos finais do ensino fundamental
Ensino de matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis
Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
topic_facet Aplicativo GeoGebra
Intradisciplinaridade matemática
Raciocínio proporcional
Anos finais do ensino fundamental
Ensino de matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. Buscando alcançar este objetivo, esta pesquisa foi norteado pela indagação: “Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção?”. A metodologia adotada neste trabalho é de cunho qualitativo, pois busca a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Para tanto, foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Salinópolis (PA), que possuem entre 12 e 13 anos de idade. Com essa abordagem, os dados da pesquisa foram obtidos a partir da interação com os alunos em encontros em que foi realizada uma atividade, e que foram registrados por meio das respostas escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem as temáticas: raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e Intradisciplinaridade matemática. No cenário desta pesquisa ficou em evidência que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar.
author_additional FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho
author_additionalStr FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis
title Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
title_short Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
title_full Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
title_fullStr Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
title_full_unstemmed Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
title_sort potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4534
_version_ 1787155308685033472
score 11.753896