Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade

Este estudo descreve as discursividades de educadores sobre o Diagnóstico do Contexto Educacional e das Atividades Didáticas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Natividade em Capanema-PA. Problematiza o contexto educacional, as atividades didáticas a partir dos espaços de apre...

ver descrição completa

Autor principal: CUNHA, Ana Paula Cardoso
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4548
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4548
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45482022-09-27T03:06:41Z Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade CUNHA, Ana Paula Cardoso SANTOS, Raquel Amorim dos http://lattes.cnpq.br/3387666784015912 Atividades didáticas Espaços de aprendizagem Prática educativa Organização didática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este estudo descreve as discursividades de educadores sobre o Diagnóstico do Contexto Educacional e das Atividades Didáticas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Natividade em Capanema-PA. Problematiza o contexto educacional, as atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem como a sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a prática educativa a partir das formas de organização e as metodologias do Ensino Fundamental - Anos Inicias. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e de campo, tendo como referencial teórico Antoni Zaballa, entre outros. Os participantes da pesquisa foram uma gestora e cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Nativida de Natividade. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Eni Orlandi. Os resultados do estudo revelam que os educadores da escola tem um compromisso político e social com o ensino e aprendizagem das crianças, a despeito das dificuldades enfrentadas pela escola a respeito da necessidade de melhoria de infraestrutura, recursos nos espaços de aprendizagem, sobretudo na sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Evidenciamos que a prática educativa desvela a utilização de sequências didáticas relacionadas as atividades que visam a construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos, além da utilização de livros didáticos que corroboram para o avanço da leitura, escrita e resoluções de questões. No processo de ensino, observamos ainda que os professores valorizam o contexto social em que os alunos estão inseridos e organizam o planejamento, orientação e avaliação das atividades didáticas. Concluímos que as discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem, da prática educativa, das formas de organização e das metodologias do Ensino Fundamental dos Anos Inicias contribuem para a formação crítica do aluno, no entanto é necessário a ampliação de políticas públicas educacionais visando a melhoria da qualidade do ensino, o alcance dos propósitos pedagógicos intencionais e planejados, as formas didáticas e meios organizativos do ensino e da aprendizagem. 2022-09-26T20:12:55Z 2022-09-26T20:12:55Z 2022-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CUNHA, Ana Paula Cardoso. Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade. Orientadora: Raquel Amorim dos Santos. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4548. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4548 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Atividades didáticas
Espaços de aprendizagem
Prática educativa
Organização didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Atividades didáticas
Espaços de aprendizagem
Prática educativa
Organização didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CUNHA, Ana Paula Cardoso
Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
topic_facet Atividades didáticas
Espaços de aprendizagem
Prática educativa
Organização didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo descreve as discursividades de educadores sobre o Diagnóstico do Contexto Educacional e das Atividades Didáticas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Natividade em Capanema-PA. Problematiza o contexto educacional, as atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem como a sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a prática educativa a partir das formas de organização e as metodologias do Ensino Fundamental - Anos Inicias. O estudo é de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e de campo, tendo como referencial teórico Antoni Zaballa, entre outros. Os participantes da pesquisa foram uma gestora e cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Nativida de Natividade. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Eni Orlandi. Os resultados do estudo revelam que os educadores da escola tem um compromisso político e social com o ensino e aprendizagem das crianças, a despeito das dificuldades enfrentadas pela escola a respeito da necessidade de melhoria de infraestrutura, recursos nos espaços de aprendizagem, sobretudo na sala de leitura, jogos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na formação continuada de professores do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Evidenciamos que a prática educativa desvela a utilização de sequências didáticas relacionadas as atividades que visam a construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos, além da utilização de livros didáticos que corroboram para o avanço da leitura, escrita e resoluções de questões. No processo de ensino, observamos ainda que os professores valorizam o contexto social em que os alunos estão inseridos e organizam o planejamento, orientação e avaliação das atividades didáticas. Concluímos que as discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas a partir dos espaços de aprendizagem, da prática educativa, das formas de organização e das metodologias do Ensino Fundamental dos Anos Inicias contribuem para a formação crítica do aluno, no entanto é necessário a ampliação de políticas públicas educacionais visando a melhoria da qualidade do ensino, o alcance dos propósitos pedagógicos intencionais e planejados, as formas didáticas e meios organizativos do ensino e da aprendizagem.
author_additional SANTOS, Raquel Amorim dos
author_additionalStr SANTOS, Raquel Amorim dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CUNHA, Ana Paula Cardoso
title Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
title_short Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
title_full Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
title_fullStr Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
title_full_unstemmed Discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora Maria Natividade
title_sort discursividades de educadores sobre o diagnóstico do contexto educacional e das atividades didáticas da escola municipal de ensino fundamental professora maria natividade
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4548
_version_ 1787155312494510080
score 11.753735