Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.

Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “deposit...

ver descrição completa

Autor principal: VIEIRA, Leneane Ribeiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-479
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4792020-08-30T20:41:55Z Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. VIEIRA, Leneane Ribeiro SILVA, Tânia Suely Nascimento Motivação Interação Estratégias de ensino Aprendizagem Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa. 2018-05-15T15:29:17Z 2018-05-15T15:29:17Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIEIRA, Leneane Ribeiro. Aprendizagem desenvolvimento e motivação: um olhar a partir da concepção de Vygotsky. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Motivação
Interação
Estratégias de ensino
Aprendizagem
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Motivação
Interação
Estratégias de ensino
Aprendizagem
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
VIEIRA, Leneane Ribeiro
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
topic_facet Motivação
Interação
Estratégias de ensino
Aprendizagem
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa.
author_additional SILVA, Tânia Suely Nascimento
author_additionalStr SILVA, Tânia Suely Nascimento
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VIEIRA, Leneane Ribeiro
title Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
title_short Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
title_full Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
title_fullStr Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
title_full_unstemmed Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
title_sort aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de vygotsky.
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479
_version_ 1787154521705676800
score 11.755432