/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “deposit...
Autor principal: | VIEIRA, Leneane Ribeiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-479 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4792020-08-30T20:41:55Z Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. VIEIRA, Leneane Ribeiro SILVA, Tânia Suely Nascimento Motivação Interação Estratégias de ensino Aprendizagem Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa. 2018-05-15T15:29:17Z 2018-05-15T15:29:17Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIEIRA, Leneane Ribeiro. Aprendizagem desenvolvimento e motivação: um olhar a partir da concepção de Vygotsky. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Motivação Interação Estratégias de ensino Aprendizagem Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Motivação Interação Estratégias de ensino Aprendizagem Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS VIEIRA, Leneane Ribeiro Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. |
topic_facet |
Motivação Interação Estratégias de ensino Aprendizagem Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é
bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl,
“Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de
fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa. |
author_additional |
SILVA, Tânia Suely Nascimento |
author_additionalStr |
SILVA, Tânia Suely Nascimento |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
VIEIRA, Leneane Ribeiro |
title |
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. |
title_short |
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. |
title_full |
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. |
title_fullStr |
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky. |
title_sort |
aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de vygotsky. |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479 |
_version_ |
1787154521705676800 |
score |
11.755432 |