/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola
O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potenci...
Autor principal: | AZEVEDO, Deivisson Moura |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4803 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4803 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48032023-01-10T11:58:58Z A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola AZEVEDO, Deivisson Moura RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1573942492848983 https://orcid.org/0000-0001-5721-2926 Desenhos Animados Caderno Pedagógico Ensino-aprendizagem Cartoon Pedagogical notebook Teaching learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula. 2022-12-08T19:41:32Z 2022-12-08T19:41:32Z 2019-07-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AZEVEDO, Deivisson Moura. A educação escolar e a midia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4803. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4803 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Desenhos Animados Caderno Pedagógico Ensino-aprendizagem Cartoon Pedagogical notebook Teaching learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Desenhos Animados Caderno Pedagógico Ensino-aprendizagem Cartoon Pedagogical notebook Teaching learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO AZEVEDO, Deivisson Moura A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
topic_facet |
Desenhos Animados Caderno Pedagógico Ensino-aprendizagem Cartoon Pedagogical notebook Teaching learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula. |
author_additional |
RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira |
author_additionalStr |
RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AZEVEDO, Deivisson Moura |
title |
A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
title_short |
A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
title_full |
A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
title_fullStr |
A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
title_full_unstemmed |
A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
title_sort |
educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4803 |
_version_ |
1787155366527631360 |
score |
11.753896 |