Relatório de Pesquisa

A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil

Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o de...

ver descrição completa

Autor principal: Adriana de Souza Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278
Resumo:
Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades.