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Artigo
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problem...
Autor principal: | OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos |
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Outros Autores: | SILVA, Maria das Graças Martins da |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928 |
Resumo: |
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O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e
ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que
relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta
pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em
buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um
dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta
de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o
trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação
infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e
esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos
e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando
o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do
conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que
a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer,
alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse
modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando. |