Artigo

Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem

O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problem...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos
Outros Autores: SILVA, Maria das Graças Martins da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Fun
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4928
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-49282023-01-13T03:06:32Z Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos SILVA, Maria das Graças Martins da FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0245521381922053 https://orcid.org/0000-0003-1193-8072 Lúdico Prazer Divertimento Aprendizagem e Sociabilidade Ludic Pleasure Fun Learning and Sociability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer, alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando. 2023-01-12T18:24:40Z 2023-01-12T18:24:40Z 2022-10-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos; SILVA, Maria das Graças Martins da. Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Lúdico
Prazer
Divertimento
Aprendizagem e Sociabilidade
Ludic
Pleasure
Fun
Learning and Sociability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Lúdico
Prazer
Divertimento
Aprendizagem e Sociabilidade
Ludic
Pleasure
Fun
Learning and Sociability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
topic_facet Lúdico
Prazer
Divertimento
Aprendizagem e Sociabilidade
Ludic
Pleasure
Fun
Learning and Sociability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer, alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando.
author_additional FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
author_additionalStr FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
format Artigo
author OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos
author2 SILVA, Maria das Graças Martins da
author2Str SILVA, Maria das Graças Martins da
title Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
title_short Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
title_full Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
title_sort ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928
_version_ 1787155408342745088
score 11.755432