/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problem...
Autor principal: | OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos |
---|---|
Outros Autores: | SILVA, Maria das Graças Martins da |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4928 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-49282023-01-13T03:06:32Z Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos SILVA, Maria das Graças Martins da FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0245521381922053 https://orcid.org/0000-0003-1193-8072 Lúdico Prazer Divertimento Aprendizagem e Sociabilidade Ludic Pleasure Fun Learning and Sociability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer, alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando. 2023-01-12T18:24:40Z 2023-01-12T18:24:40Z 2022-10-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos; SILVA, Maria das Graças Martins da. Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Lúdico Prazer Divertimento Aprendizagem e Sociabilidade Ludic Pleasure Fun Learning and Sociability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Lúdico Prazer Divertimento Aprendizagem e Sociabilidade Ludic Pleasure Fun Learning and Sociability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
topic_facet |
Lúdico Prazer Divertimento Aprendizagem e Sociabilidade Ludic Pleasure Fun Learning and Sociability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e
ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que
relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta
pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em
buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um
dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta
de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o
trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação
infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e
esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos
e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando
o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do
conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que
a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer,
alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse
modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando. |
author_additional |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
author_additionalStr |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos |
author2 |
SILVA, Maria das Graças Martins da |
author2Str |
SILVA, Maria das Graças Martins da |
title |
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
title_short |
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4928 |
_version_ |
1787155408342745088 |
score |
11.755432 |