Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará

This research sought to investigate and discuss the body, bodily practices and the legitimacy of Physical Education in Elementary School in Physical Education classes at the School of Application of the Federal University of Pará, from the perspectives of the institution's teachers. It aims to under...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Tayná Keicy da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5085
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5085
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-50852023-01-19T03:06:29Z Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará FREITAS, Tayná Keicy da Silva FURTADO, Renan Santos http://lattes.cnpq.br/0724633321532061 https://orcid.org/0000-0001-7871-2030 Educação física escolar Corpo Práticas corporais Ensino fundamental School physical education Body Bodily practices Elementary school CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA This research sought to investigate and discuss the body, bodily practices and the legitimacy of Physical Education in Elementary School in Physical Education classes at the School of Application of the Federal University of Pará, from the perspectives of the institution's teachers. It aims to understand how Elementary School teachers (final years) of the School of Application of the Federal University of Pará work in school culture in search of recognition of the discipline of Physical Education and a new place for the body in their schooling practices. . As a method of data analysis, we used documental research and content analysis to interpret data from semi-structured interviews and teaching plans. We point out that for the teachers of the School of Application, the body is part of the total human being, and cannot be separated in their classes. Thus, there are indications of a subject body in Physical Education classes at the School of Application, which is a way to innovate and legitimize the discipline. The study indicates that there is a more critical thinking on the part of teachers and managers in relation to the discipline of Physical Education in the school field, beyond the fragmented look of it as an area of sports practices that end up delegitimizing its importance. Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância. 2023-01-18T13:28:39Z 2023-01-18T13:28:39Z 2022-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Tayná Keicy da Silva. Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará. Orientador: Renan Santos Furtado. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em:. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5085. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5085 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação física escolar
Corpo
Práticas corporais
Ensino fundamental
School physical education
Body
Bodily practices
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Educação física escolar
Corpo
Práticas corporais
Ensino fundamental
School physical education
Body
Bodily practices
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
FREITAS, Tayná Keicy da Silva
Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
topic_facet Educação física escolar
Corpo
Práticas corporais
Ensino fundamental
School physical education
Body
Bodily practices
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description This research sought to investigate and discuss the body, bodily practices and the legitimacy of Physical Education in Elementary School in Physical Education classes at the School of Application of the Federal University of Pará, from the perspectives of the institution's teachers. It aims to understand how Elementary School teachers (final years) of the School of Application of the Federal University of Pará work in school culture in search of recognition of the discipline of Physical Education and a new place for the body in their schooling practices. . As a method of data analysis, we used documental research and content analysis to interpret data from semi-structured interviews and teaching plans. We point out that for the teachers of the School of Application, the body is part of the total human being, and cannot be separated in their classes. Thus, there are indications of a subject body in Physical Education classes at the School of Application, which is a way to innovate and legitimize the discipline. The study indicates that there is a more critical thinking on the part of teachers and managers in relation to the discipline of Physical Education in the school field, beyond the fragmented look of it as an area of sports practices that end up delegitimizing its importance.
author_additional FURTADO, Renan Santos
author_additionalStr FURTADO, Renan Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FREITAS, Tayná Keicy da Silva
title Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
title_short Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
title_full Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
title_fullStr Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
title_sort corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da universidade federal do pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5085
_version_ 1787155413608693760
score 11.753896