Artigo

O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA

School Geography has as one of its functions to build knowledge in a critical format, as well as the students' way of thinking so that they can act consciously and collectively on their lived space and reality. However, according to Lacoste (1998) what is witnessed in the teaching of Geography is th...

ver descrição completa

Autor principal: LEAL, Marcos Vinicius Sousa
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5127
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5127
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-51272023-01-23T16:23:31Z O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA LEAL, Marcos Vinicius Sousa SOUSA, Enilson da Silva http://lattes.cnpq.br/9809519303331231 https://orcid.org/0000-0003-2026-0822 Ensino de Geografia Física Domínios morfoclimáticos Ensino - Aprendizagem Jogo Tecnologia Teaching Physical Geography Morphoclimatic domains Teaching-learning Match Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL School Geography has as one of its functions to build knowledge in a critical format, as well as the students' way of thinking so that they can act consciously and collectively on their lived space and reality. However, according to Lacoste (1998) what is witnessed in the teaching of Geography is the repetition of content with simplistic and boring characteristics. In order to go beyond this old teaching configuration, the National Common Curricular Base (BNCC) proposes,in your structure,that the teaching-learning process takes place through competences and skills. Given this scenario, this article seeks to show how a didactic game can contribute to the didactic-pedagogical construction, based on the development of skills and abilities. The research was built through the qualitative and quantitative method, through academic readings, in addition to the survey of a specific subject of Geography, through the textbook used in the school, a work by the geographer Aziz Ab'Saber, as well as the assembly of the game by the teacher and the students in a software and its application in the classroom with a 7th grade class of Elementary School II. It is considered therethrough the ludic, the game can offer to the students a dynamic, critical and creative geographic reasoning, aiming, also, the resolution of problems and situations outside the walls of the school. A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola. 2023-01-20T20:09:19Z 2023-01-20T20:09:19Z 2022-09-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo LEAL, Marcos Vinicius Sousa. O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA. Orientador: Enilson da Silva Sousa Brito. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Meio Ambiente) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5127. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5127 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de Geografia Física
Domínios morfoclimáticos
Ensino - Aprendizagem
Jogo
Tecnologia
Teaching Physical Geography
Morphoclimatic domains
Teaching-learning
Match
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
spellingShingle Ensino de Geografia Física
Domínios morfoclimáticos
Ensino - Aprendizagem
Jogo
Tecnologia
Teaching Physical Geography
Morphoclimatic domains
Teaching-learning
Match
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
LEAL, Marcos Vinicius Sousa
O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
topic_facet Ensino de Geografia Física
Domínios morfoclimáticos
Ensino - Aprendizagem
Jogo
Tecnologia
Teaching Physical Geography
Morphoclimatic domains
Teaching-learning
Match
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
description School Geography has as one of its functions to build knowledge in a critical format, as well as the students' way of thinking so that they can act consciously and collectively on their lived space and reality. However, according to Lacoste (1998) what is witnessed in the teaching of Geography is the repetition of content with simplistic and boring characteristics. In order to go beyond this old teaching configuration, the National Common Curricular Base (BNCC) proposes,in your structure,that the teaching-learning process takes place through competences and skills. Given this scenario, this article seeks to show how a didactic game can contribute to the didactic-pedagogical construction, based on the development of skills and abilities. The research was built through the qualitative and quantitative method, through academic readings, in addition to the survey of a specific subject of Geography, through the textbook used in the school, a work by the geographer Aziz Ab'Saber, as well as the assembly of the game by the teacher and the students in a software and its application in the classroom with a 7th grade class of Elementary School II. It is considered therethrough the ludic, the game can offer to the students a dynamic, critical and creative geographic reasoning, aiming, also, the resolution of problems and situations outside the walls of the school.
author_additional SOUSA, Enilson da Silva
author_additionalStr SOUSA, Enilson da Silva
format Artigo
author LEAL, Marcos Vinicius Sousa
title O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
title_short O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
title_full O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
title_fullStr O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
title_full_unstemmed O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
title_sort o jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da geografia física em uma escola no município de belém - pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5127
_version_ 1787155422793170944
score 11.653393