Dissertação

O ensino de Geografia física em escolas públicas na cidade de Tefé-AM

O objetivo do trabalho foi analisar o ensino de Geografia Física no ensino médio em escolas públicas da cidade de Tefé, Amazonas. Para se alcançar o objetivo central da pesquisa, definiu-se como metas, analisar os fatores de organização no Ensino de Geografia, analisar os conteúdos dos livros didát...

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Autor principal: Oliveira, Maria Silvanete Pinheiro da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0962328885203882, https://orcid.org/0000-0001-8806-4591
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9270
Resumo:
O objetivo do trabalho foi analisar o ensino de Geografia Física no ensino médio em escolas públicas da cidade de Tefé, Amazonas. Para se alcançar o objetivo central da pesquisa, definiu-se como metas, analisar os fatores de organização no Ensino de Geografia, analisar os conteúdos dos livros didáticos, relacionados à Geografia Física, utilizados nas Escolas Estaduais abordadas, e compreender a situação de atuação dos docentes, e os procedimentos didáticos e práticos aplicados ao Ensino de Geografia Física. A pesquisa delimitou como universo de análise a Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes e Escola Estadual Frei André da Costa. O planejamento metodológico da pesquisa contou primeiramente com a construção da referência teórica que buscou compreender os fatores de organização do Ensino de Geografia, segundo as perspectivas e análises da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC); foram tratadas as abordagens conceituais do Ensino de Geografia, e a abordagem dos ramos da Geografia: Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Hidrografia, Pedologia, Cartografia e Geotecnologias associadas ao ensino. A etapa seguinte consistiu em analisar os livros didáticos contemplando os conteúdos da Geografia Física no ensino médio, para essa análise foi utilizada a ficha de avaliação dos livros didáticos baseada no trabalho de Steinke, Maciel e Silva (2014). A última etapa dos procedimentos metodológicos foi a elaboração de um diagnóstico preliminar de aspectos da atividade docente e suas dificuldades enfrentadas no ensino dos conteúdos da Geografia Física, por meio de questionários aplicados aos docentes. Quanto aos resultados, observou-se que há um distanciamento dos conteúdos da Geografia Física nos livros didáticos do ensino médio e a articulação com a realidade dos docentes e discentes, em que os conteúdos contemplam principalmente os aspectos físico-naturais, pouco articulados com a realidade e cotidiano dos estudantes, além do aspecto dicotômico em não se contextualizar as dinâmicas de sociedade, além disso, os livros didáticos não trazem autores da Geografia Brasileira que trabalham com Geográfica Física em uma perspectiva integradora. Quanto às reformas do ensino médio, verifica-se uma indiligência com a disciplina de Geografia, visto carga horária semanal nas escolas, e a flexibilização das exigências quanto à formação em licenciatura plena. Por fim, quanto às dificuldades observadas em se ensinar os conteúdos de Geografia Física, 43% dos docentes associavam as dificuldades à falta de interesse dos discentes, enquanto que 29% atribuíram à falta de recursos didáticos. Quando perguntado sobre qual área da Geografia teriam mais afinidade para ensinar, as respostas foram que 14% tinham afinidade para ensinar a Geografia Física, 57% dos docentes responderam a Geografia Humana e 29% tem afinidade em ambas as áreas da Geografia. Quando questionados sobre os ramos da Geografia Física, 60% dos docentes relatavam dificuldades em ensinar os conteúdos de Cartografia.