/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental
This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based on studies of Cagliari (2...
Autor principal: | SILVA, Suziane Thais Martins da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/513 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-513 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5132020-02-12T17:09:18Z Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental SILVA, Suziane Thais Martins da SILVA, Fábio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 Alfabetização Linguagem matemática Análise do discurso CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based on studies of Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) and others. The collaborators of the research were two teachers who worked in class the first year of elementary school. This research can be characterized as a qualitative case study. Used for the construction of the information the results of interviews, field diary and textual productions of the students. From the teachers' responses analysis was carried out one confrontation of observations in the classroom and the textual productions of students. In the testimonies of the teachers and the students' productions it is possible to identify significant progress in learning to present an objective textual genres. We conclude that the implementation classes that put motivating situations for students and with different methodologies can be configured in excellent learning opportunities for students in the early years, as well as provide the professional development of current and future teachers who engage in such an undertaking. O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada. 2018-05-28T14:24:50Z 2018-05-28T14:24:50Z 2016-04-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Suziane Thais Martins da. Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/513. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/513 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Linguagem matemática Análise do discurso CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Alfabetização Linguagem matemática Análise do discurso CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SILVA, Suziane Thais Martins da Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
topic_facet |
Alfabetização Linguagem matemática Análise do discurso CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the
outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible
contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based
on studies of Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) and others. The collaborators
of the research were two teachers who worked in class the first year of elementary school.
This research can be characterized as a qualitative case study. Used for the construction of the
information the results of interviews, field diary and textual productions of the students. From
the teachers' responses analysis was carried out one confrontation of observations in the
classroom and the textual productions of students. In the testimonies of the teachers and the
students' productions it is possible to identify significant progress in learning to present an
objective textual genres. We conclude that the implementation classes that put motivating
situations for students and with different methodologies can be configured in excellent
learning opportunities for students in the early years, as well as provide the professional
development of current and future teachers who engage in such an undertaking. |
author_additional |
SILVA, Fábio Colins da |
author_additionalStr |
SILVA, Fábio Colins da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Suziane Thais Martins da |
title |
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
title_short |
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
title_full |
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
title_fullStr |
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
title_sort |
gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/513 |
_version_ |
1787154527642714112 |
score |
11.653393 |