Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base

This essay presents an analysis related to the practices directed in the Work Safety/2016 class of IEEP, and the base document of PROEJA. It was developed through field research, qualitative nature, due to the subjectivity on relations and practices, through the internship afforded by PIBID (Program...

ver descrição completa

Autor principal: AQUINO, Perla Sofia Andrade de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5131
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5131
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-51312023-01-25T03:05:28Z PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base AQUINO, Perla Sofia Andrade de CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife http://lattes.cnpq.br/1399644816577073 https://orcid.org/0000-0003-0204-8879 Proeja Inclusão Permanência Articulação Permanence Articulation Teachers Training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS This essay presents an analysis related to the practices directed in the Work Safety/2016 class of IEEP, and the base document of PROEJA. It was developed through field research, qualitative nature, due to the subjectivity on relations and practices, through the internship afforded by PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Moreover, methodological procedures used were participant observation, the non-directive interview with the pedagogical and course coordinators, and bibliographic research based on Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta ( 2005) and Libaneo (2001) studies. In this sense, the main objective of this work is to explicit the duality between the practices developed in the reality of the course and the principles proposed by the base document. The specific objectives are: to analyze the relationship between the proposals presented in the Base Document and the practices in the course; expose the consequent factors of the dualism evidenced, through information given by the interview; and finally, to present a viable solution proposal to overcome the problematic. The study showed the importance of integration between the pedagogical coordination, course coordination and faculty for the planning and development of actions that contribute to the effectiveness of the principles and objectives of PROEJA, aiming to provide access and permanence, integrated training of students and teachers continuing training. Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores. 2023-01-24T13:15:24Z 2023-01-24T13:15:24Z 2018-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AQUINO, Perla Sofia Andrade de. PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base. Orientadora: Georgina Negrão Kalife Cordeiro. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em:. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5131. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5131 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Proeja
Inclusão
Permanência
Articulação
Permanence
Articulation
Teachers
Training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
spellingShingle Proeja
Inclusão
Permanência
Articulação
Permanence
Articulation
Teachers
Training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
AQUINO, Perla Sofia Andrade de
PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
topic_facet Proeja
Inclusão
Permanência
Articulação
Permanence
Articulation
Teachers
Training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description This essay presents an analysis related to the practices directed in the Work Safety/2016 class of IEEP, and the base document of PROEJA. It was developed through field research, qualitative nature, due to the subjectivity on relations and practices, through the internship afforded by PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Moreover, methodological procedures used were participant observation, the non-directive interview with the pedagogical and course coordinators, and bibliographic research based on Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta ( 2005) and Libaneo (2001) studies. In this sense, the main objective of this work is to explicit the duality between the practices developed in the reality of the course and the principles proposed by the base document. The specific objectives are: to analyze the relationship between the proposals presented in the Base Document and the practices in the course; expose the consequent factors of the dualism evidenced, through information given by the interview; and finally, to present a viable solution proposal to overcome the problematic. The study showed the importance of integration between the pedagogical coordination, course coordination and faculty for the planning and development of actions that contribute to the effectiveness of the principles and objectives of PROEJA, aiming to provide access and permanence, integrated training of students and teachers continuing training.
author_additional CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife
author_additionalStr CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AQUINO, Perla Sofia Andrade de
title PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
title_short PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
title_full PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
title_fullStr PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
title_full_unstemmed PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
title_sort proeja: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no ieep a partir do documento base
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5131
_version_ 1787155423386664960
score 11.753896