Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Inclusão de crianças autistas no processo de leitura

It presents the importance of reading in the socialization of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) as a therapy to optimize their learning the interpersonal relationship of the individual, encouraging their autonomy and social interaction through bibliotherapy, highlighting the role of the l...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Claudilene dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/531
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-531
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5312021-04-22T20:14:02Z Inclusão de crianças autistas no processo de leitura SILVA, Claudilene dos Santos SANTOS, Nara Raimunda de Almeida http://lattes.cnpq.br/5262252766774913 Leitura Autismo Biblioterapia Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista (TEA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA It presents the importance of reading in the socialization of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) as a therapy to optimize their learning the interpersonal relationship of the individual, encouraging their autonomy and social interaction through bibliotherapy, highlighting the role of the librarian in this context as a transformation agent in the mediation of reading. The methodology was carried out in two stages: bibliographic research in books and scientific articles and field research, through the observation through data collection with application of questionnaires directed to the multidisciplinary team of the Center for Reference in Educational Inclusion Gabriel Lima Mendes (CRIE) where 21 children with ASD from the municipal education network attend. Based on this research, it is concluded that the lack of reading incentive projects for autistic children highlights the lack of a librarian in this institution to select specific literatures tailored to the needs of these individuals in order to help them achieve good educational results, applying the method of reading that he deems most effective to improve his cognitive and social skills. Apresenta a importância da leitura na socialização de crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA) como terapia para otimizar seu aprendizado a relação interpessoal do indivíduo, incentivando sua autonomia e interação social através da biblioterapia, destacando o papel do bibliotecário neste contexto enquanto agente de transformação social na mediação da leitura. A metodologia foi realizada em duas etapas: pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa de campo, através da observação por meio da coleta de dados com aplicação de questionários direcionados à equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE) onde atendem 21 crianças com TEA da rede municipal de educação. A partir desta investigação, conclui-se que a inexistência de projetos de incentivo à leitura para as crianças autistas salienta a falta de um bibliotecário nesta instituição para selecionar literaturas específicas ajustadas às necessidades desses indivíduos de modo a ajudá-los a alcançar bons resultados educativos, aplicando o método de leitura que julgue mais eficaz para melhorar suas competências cognitivas e sociais. 2018-06-25T19:19:37Z 2018-06-25T19:19:37Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Claudilene dos Santos. Inclusão de crianças autistas no processo de leitura. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/531>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/531 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Leitura
Autismo
Biblioterapia
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Leitura
Autismo
Biblioterapia
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
SILVA, Claudilene dos Santos
Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
topic_facet Leitura
Autismo
Biblioterapia
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description It presents the importance of reading in the socialization of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) as a therapy to optimize their learning the interpersonal relationship of the individual, encouraging their autonomy and social interaction through bibliotherapy, highlighting the role of the librarian in this context as a transformation agent in the mediation of reading. The methodology was carried out in two stages: bibliographic research in books and scientific articles and field research, through the observation through data collection with application of questionnaires directed to the multidisciplinary team of the Center for Reference in Educational Inclusion Gabriel Lima Mendes (CRIE) where 21 children with ASD from the municipal education network attend. Based on this research, it is concluded that the lack of reading incentive projects for autistic children highlights the lack of a librarian in this institution to select specific literatures tailored to the needs of these individuals in order to help them achieve good educational results, applying the method of reading that he deems most effective to improve his cognitive and social skills.
author_additional SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
author_additionalStr SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Claudilene dos Santos
title Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
title_short Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
title_full Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
title_fullStr Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
title_full_unstemmed Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
title_sort inclusão de crianças autistas no processo de leitura
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/531
_version_ 1787154531263447040
score 11.753735